23 de agosto de 2015

MAÇÃ ASSADA, COM CALDA DE MARACUJÁ

Iluminada, como a chama da lanterna, perfumada, com a brisa das manhãs, eu renasço, em minha luta eterna, com a doçura e as cores das maçãs.
E eu desperto com uma olímpica energia, com a fúria que explode dos vulcões, e é  com você que eu renasço, todo dia, nas montanhas, em um ninho de falcões.






É! Decididamente, os fins de domingo não me dão trégua. Toda semana tem um! ...risos... 
Hoje, entretanto,  eu estou feliz! 
O meu coração está batendo mais forte. De repente, o simples ato de eu caminhar pelo jardim, eu sentir o perfume da brisa de quase primavera, eu respirar o ar livre deste dia tão lindo, tornou-se algo tão delicioso e tão precioso, que eu estou me sentindo renascer. Uma semana doente e  de cama, me fez refletir sobre o fantástico valor da vida. É fantástico eu sentir, novamente, essa olímpica energia que me move. Que delícia é sonhar tudo de novo! Eu estou rindo! Você já parou para pensar sobre essa coisa maravilhosa que é viver? Você já gastou um pouquinho do teu tempo para refletir o quanto é surpreendente a vida? Quando nós parece que nós já aprendemos tudo, nós percebemos que a vida nós mostra que ainda não nem começamos o nosso aprendizado. De repente nós descobrimos novos sentimentos e sensações, nós criamos laços com o desconhecido, dentro do nosso fantástico universo interior. De repente, nós nos tornamos meninos, outra vez, fascinados por novas formas de amor, novas experiências, novos desejos, novas sensações, novos desafios e novos jeitos de de responder aos desafios. De repente, algo novo acontece em nova vida, ou a vida se renova, como se uma rocha de deslocasse, para um fonte poder nascer. Gargalhando, eu acho que você já dormiu, com o meu prolixo discurso. Então, vamos partir para a ação. Vamos para a cozinha? A minha receita de hoje, é uma sobremesa simples, perfumada, saudável e deliciosa, como o meu imenso prazer de viver.
Eu sei! Eu sei! A maçã é uma perigosa fruta. Ela é a culpada pelo pecado original, mas não se preocupe. Essa sobremesa é o perdão de todos os teus pecados. ...muitos risos...
Boa noite, para você que já pensou na vida! Boa noite para você, que já se  surpreendeu com a vida!
Boa noite para você que, depois de acreditar que tudo já tinha acontecido, e  de repente, você  descobriu algo tão inesperado e tão incrível, que você se tornou um menino de novo.  Vamos cozinhar!


Ingredientes:
4 maçãs vermelhas
Açúcar e Canela em pó a gosto

Farofa crocante:
4 biscoitos ingleses
4 castanhas do pará
1 micro pitada de sal
1 fatia fina de gengibre fresco

Calda de maracujá: 
1 maracujá grande e maduro
1 colher de açúcar.

Sorvete de creme

Modo de fazer:  Descasque as maçãs, retire o topo e, com cuidado, vá retirando o miolo onde estão as sementes, com cuidado para não furar ou partir as maçãs. Polvilhe açúcar e canela em pó e coloque as frutas em um refratário que possa ir ao forno. Asse em fogo baixo entre 40 a 50 minutos. De vez em quando, regue a maçã com o líquido que acumula no centro. Para não ressecar, eu costumo colocar um pouquinho de água no fundo do refratário.
Enquanto assa as maçãs, prepare a farofa e a calda.
Para a farofa, bata todos os ingredientes em um processador, coloque em um refratário raso, e leve ao forno por alguns minutos, até que fique crocante.
Para preparar a calda, coloque a poupa do maracujá com a colher de açúcar em uma pequena panela, e leve ao fogo baixo, até obter uma calda com um certa consistência.

Montagem: Retire as maçãs do refratário e coloque cada uma em um prato. Coloque um colher de chá do crocante no fundo de cada maçã, e complete com sorvete de creme. Cubra com a calda de maracujá e decore a gosto. Se gostar, pode polvilhar  com o crocante. Não existe nada mais perfumado!

7 de agosto de 2015

BOLO DE ABACAXI COM CREME E MARIA MOLE


(As nossas mãos entrelaçadas e unidas,
naquele exato momento da explosão,
elas libertam toda a fúria reprimida,
e todo o fogo e a energia de um vulcão.)

Uma linda noite de inverno com temperaturas de alto verão. Onde está o inverno que deveria estar aqui? Para onde foi a chuva? Onde está todo mundo? ...muitos risos...
Depois de tantas questões sem respostas, eu resolvi parar de pensar, para eu apenas me entregar aos sentidos. Eu estou sentindo o perfume de jasmim, misturado com o meu perfume, e o cheiro de mel. Eu estou sentindo uma imensa alegria de viver, eu estou sentindo um grande desejo de eu estar ao lado do meu amor, eu estou sentindo um grande desejo de comer um pedaço de bolo de abacaxi, acompanhado com um perfumado chá de hortelã. Pronto! Eu falei!  Bem, eu falei apenas aquilo que eu posso falar em um blog de gastronomia. ...risos...
Boa noite para você que também está sentindo muitas emoções e sensações! Boa noite para você, que está sentindo vontade de comer o meu bolo! Boa noite para você que está desejando abraçar as pessoas queridas! Boa noite, para você que está desejando me dar uma abraço! Sim! Eu acho que eu mereço um abraço! ...muitos, muitos risos...
Vamos para a cozinha fazer bolo?
Massa:
3 ovos
2 xícaras de açúcar
3 xícaras de farinha
1 xícara de leite fervendo
1 colher do pó royal

Fundo
1 abacaxi grande

Creme:
1 litro de leite
1 lata de leite condensado
2 gemas
3 colheres de maizena

Cobertura 1:
1 caixinha de pó para maria mole de coco
1 pacotinho de coco ralado

ou

Cobertura 2
3 clara batidas em ponto de neve bem firme
3 colheres de açúcar

Modo de fazer:
Comece pelo abacaxi, pique em pedaços bem pequenos, forre o fundo de uma assadeira grande, em seguida salpique 1 xícara de açúcar e reserve.

Bata as gemas com o açúcar, até obter uma massa bem fofa e esbranquiçada. Ferva o leite. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo misturada com o pó royal, intercalando com o leite fervendo. Bara as claras em neve e incorpore à massa, delicadamente, mexendo de baixo para cima, para não perder a aeração. Despeje na assadeira, sobre o abacaxi, e leve ao forno preaquecido a 180 graus C, por cerca de 30 minutos, ou até que ele esteja assado.
Em um prato, bata as gemas com um pouquinho de leite condensado. Misture o leite com o resto do leite condensado, coloque em uma panela e leve ao fogo. Dilua a mistura de ovo com a mistura de leite e a despeje na panela, mexendo vigorosamente para não formar grumos de ovo. Dilua a maizena com um pouco de leite e mistura na panela. Mexa até engrossar e deixe cozinhar.

Retire o bolo do forno e cubra com o creme. Deixe esfriar. Você tem duas opções de cobertura.
Opção 1: Bata a maria mole, conforme instruções da caixinha e, despeje sobre a cobertura de creme já fria.. Polvilhe com coco fresco ou com um pacotinho de coco adoçado e umedecido. Decore a gosto e sirva gelado.

Opção 2: Bata as claras em ponto de neve com picos firmes, adicione o açúcar.
Espalhe sobre o creme do bolo já frio e, se você tiver um maçarico, doure a superfície com ele.



5 de agosto de 2015

STRUDEL DE VERDURA E MUSSARELA


Nunca as panelas tiveram uma missão tão nobre e tão cidadã. Hoje, o meu país bateu panela contra um governo incompetente e vergonhosamente corrupto. São bilhões de dólares roubados para comprar consciências e enriquecer o membros do partido.


Hoje, as panelas expressaram a nossa fúria cidadã. Nós queremos o nosso país de volta, junto com todo o dinheiro que esse governo roubou. Eu sei que você rir, porque a boa comida pede tempero e não destempero. Mas, nem só de boa comida e boa vinho vive esta cozinheira que vos fala! Algumas vezes, ela precisa lutar pelo pão de cada dia, outras vezes ela precisa lutar pela  cidadania e pelo respeito. Entretanto, entre uma luta e outra, nós poderemos comer um pedacinho de strudel, e tomar uma tacinha de um bom vinho. ...risos...

Boa noite, para você que, como eu,  acredita nas lutas por um futuro melhor. Boa noite, para você que gosta de lutar! Boa noite, para você que gosta de strudel com uma taça de um bom vinho! Boa noite, para você que gosta de mim! ...risos....



Ingredientes

Massa:
300 g de farinha de trigo
1 ovo
azeite extra virgem
1 pitadinha de sal
120 ml de água morna

Recheio:
600 g de berinjelas
500 g de abobrinha
200 g de mussarela em fatias
100 g de pão fresco esfarelado
50 g de tomates secos
2 cebolinhas roxas
2-3 raminhos de manjerona
20 g de ervas misturadas. Pode ser salsa, cebolinha, manjerona, manjericão. Tudo fresco
4 colheres (sopa) de azeite extra virgem
sal a gosto

Prepare a massa: Misture a farinha com o ovo, uma pitada de sal, duas colheres de azeite de oliva e cerca de 120 ml de água morna. Amasse bem, até obter uma massa lisa, elástica e homogênea, que não grude nas mãos. Enrole a massa em uma folha de plástico e deixe descansar por uma hora.
Lave bem as berinjelas e as abobrinhas e corte em fatias de 3 a 4 mm. Corte as cebolas com fatia compridas. Aqueça bem uma grelha e grelhe todos os legumes, por cerca de um minuto de cada lado, tempere com sal e deixe esfriar. Processe as migalhas de pão em um processador, com as ervas e 4 colheres de azeite, até obter uma pasta. Escorra o tomate em papel toalha, e pique.
Abra um retângulo de massa bem fina, em uma superfície enfarinhada, e coloque a massa sobre papel manteiga, ou filme plástico. Isto é para facilitar na hora de enrolar o strudel. Eu enfarinho bem a superfície e eu consigo enrolar sem o auxílio do papel toalha ou filme plástico. Cubra a massa com camadas de legumes alternando com a pasta de pão, tomate seco e fatias de mussarela, deixando uma margem de 3-4 dedos de todos os lados. Dobre as bordas livres sobre o recheio, e enrole, como um rocambole. Pincele com um pouco de azeite, e asse em forno pré-aquecido a 200 graus por cerca de 35 minutos. Sirva quente ou frio, polvilhado com folhinhas de  manjerona.