25 de julho de 2015

BOLO CREMOSO DE TAPIOCA




Deliciosa manhã, molhada pela chuva!
a paisagem toma banho, sem pudor,
as minhas mãos, inquietas, tiram a luva,
e  acariciam este nosso estranho amor ...
Com seus mil dedos  e seu toque sensual,
a chuva molha o meu sorriso e ela desperta
o amor da alma e este nosso amor carnal,
que se revela  em nossa face descoberta...
Molhado, o teu sorriso resplandece,
e ele  atrai  o meu sorriso, fascinado.
A chuva cai e o meu desejo cresce,
porque você fala de amor, mesmo calado
Se a chuva lava toda a dor e toda a cura,
se a chuva molha o meu amor e a semente,
você germina e você nasce da  loucura,
ou lucidez da minha alma inconsequente....


Cai uma chuva triste, insistente.Não é aquela chuva que me convida ao banho e me faz rir.
 É um choro contido, com lágrimas silenciosas que escorrem pela vidraça. Eu gosto de abrir a janela do quarto e ficar ouvindo esse som hipnótico da chuva. Uma dia de chuva pode ser triste ou pode ser lindo. Tudo depende da luz que temos dentro de nós. Não é o que vemos, que faz a chuva ser alegre ou triste. É o que nós sentimos. Eu gostaria de dividir com você esse dia chuvosa e frio, para eu  transformar estes momentos cinza em coloridos e inesquecíveis coloridos momentos de prazer, porque a alegria é um fantástico produto que, quanto mais nós compartilhamos, mais nós temos.
Vamos para a cozinha? O prato de hoje é profundamente brasileiro. Quando nós comemos uma fatia de bolo de tapioca, nós sentimos, em nossa boca, o gosto do Brasil! A tapioca, um subproduto da mandioca, é uma iguaria tipicamente brasileira. De origem indígena, foi criada pelos povos tupis-guaranis, que ocupavam a faixa litorânea de sul a norte do Brasil, e foi adotada pelos outros povos indígenas, como os Cariris no Ceará e os Jês na Amazônia. Posteriormente fez parte da base alimentar dos escravos africanos e, por fim, foi adotada  pelos colonizadores portugueses de Pernambuco, que a descobriram como um substituto do pão. Hoje esta disseminada por todo o território brasileiro, incluindo as grandes cidades e os Shopping Centers. A tapioca é um amido extraído da mandioca crua ralada e espremida. Da decantação do líquido extraído da mandioca, se obtém uma pasta branca, chamada popularmente de goma de mandioca. Para este bolo, a tapioca utilizada deve ser a seca e granulada. NÃO FAÇA COM A TAPIOCA HIDRATADA! NÃO DÁ CERTO!
Boa tarde para você, que gosta de chuva! Boa tarde para você, que gosta de tapioca! Boa tarde para você, que gosta de compartilhar alegria! 

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de tapioca granulada
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 litro de leite fervendo
200 g de coco ralado
1 vidro de leite de coco pequeno
1 lata de leite condensado

Modo de fazer: Misture a tapioca, o açúcar, o sal, e o coco, se você utilizar coco ralado de pacote. Aqueça o leite, até o ponto de fervura, e despeje a metade sobre a mistura da tapioca.Mexa muito bem, até obter uma massa homogênea. Deixe descansar por 20 minutos. Se utilizar o coco ralado fresco,  acrescente na próxima etapa.  Após os 20 minutos, acrescente o resto do leite fervente, o leite de coco e o coco, se você está utilizando coco ralado fresco. Mexa bem até obter uma massa homogênea. Unte com manteiga, uma forma redonda com um buraco no centro, e despeje a massa. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas.  Desenforme em um prato e polvilhe com coco fresco. Se gostar, regue com um pouco de  leite condensado.

15 de julho de 2015

BOLO DE COCO E MANDIOCA

Um pouco de silêncio, um pouco de tristeza,
um céu cheio de estrelas, nenhuma luz acesa.
Uma mulher dormindo na grama do jardim,
e uma brisa fresca, com cheiro de jasmim...
A noite traz em si, o encanto absoluto,
e toca aquela música, que apenas eu escuto.
A noite é um cenário de amor, quase perfeito,
é um negro lençol, da cama onde eu me deito.
A noite é um universo, imenso e obscuro,
é onde eu te perdi, é onde eu te procuro...





Quando eu não sei para onde ir, quando eu não  vejo um caminho para o futuro, eu retorno, humildemente, para o meu passado. Ontem foi o dia do aniversário da minha mãe. Coincidentemente,  fez dois anos que a minha mãe morreu. Ela fechou o ciclo natural da vida. Eu sinto muita falta da minha mãe, com o seu dedo verde, cultivando orquídeas, com a sua comida simples e deliciosa. Eu estou triste, hoje, e não existe nada mais reconfortante, do que eu compartilhar uma receita da minha mãe. Eu me lembro dela, me pedindo para eu  ir arrancar um pé de mandioca, para nós  fazermos este bolo. A minha mãe foi embora, para o céu. Poderia você me ajudar a fazer este bolo? ...risos...
Eu sei, eu sei! Há pessoas aqui na terra, que estão mais distantes do que aquelas pessoas que já foram para o céu, mas tudo tem um jeito. Use as asas que eu te dei, e venha me consolar, neste momento de tristeza. Boa noite, para você que se importa comigo! Boa noite, para você que gosta de mim! Vamos para a cozinha?


Ingredientes:

1 kg de mandioca descascada e crua.
3 ovos
1 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de coco fresco ralado
1 xícara (chá) de queijo meia cura ralado
1 colher (sopa) de manteiga, bem cheia
1 colher (sopa) de fermento em pó

Creme de coco:
1 xícara (chá) de leite condensado
1 xícara (chá) de leite de coco
1 1/2 de coco fresco ralado

Modo de fazer: Junte os ingredientes do creme de coco em uma panela com fundo grosso, leve ao fogo baixo, mexendo sempre até obter uma textura cremosa. Retire do fogo, coloque em um recipiente e leve ao refrigerador.
Lave bem a mandioca e rale com o ralador mais grosso, para dar mais textura ao bolo. Enxugue um pouco a mandioca ralada, com um pano de prato limpo. Coloque a mandioca ralada em um tigela, e adicione os ovos, o leite, o coco, o queijo e a manteiga, e bata bem até obter uma massa homogênea. Adicione o fermento em pó e misture bem. Unte uma assadeira redonda com manteiga e enfarinhe.
Despeje a massa e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 40 minutos, até que forme uma casquinha dourada na superfície. Sirva o bolo morno, com o creme gelado.





9 de julho de 2015

ROSAS DE MASSA FOLHADA E MAÇÃ





De repente, nada mais me importa!

Não importa mais nem o medo, o frio, a noite, a morte, a tua ausência.
Não me importam mais as secretas verdades, ou as mentiras reveladas.
Não me importam mais as pálidas lembranças de quem eu fui,
nem as luas de sangue, emergindo de um negro mar.
Não me importam mais os célebres heróis,
nem os obscuros bandidos.
De repente, não me importam mais os céus estrelados,
os calmos rios de refletem o luar,
nem o mar, furioso, confrontando as rochas.
De repente, não me importam mais as teorias, as tecnologias,
as naves estelares, ou as sondas que rondam as galáxias, as armas de guerra,
ou as propostas de paz.
De repente, nada mais me importa!
Não me importam mais os dogmas, as crenças,
as normas e as leis,
não me importam as fronteiras, os limites e as regras do jogo.
Nada mais me importa, quando eu fecho os meus olhos,
e eu penso em você!


Feriadão! Eu estou indo embora  para Uba, porque lá, eu sou amiga do rei! Lá em Uba, eu sou uma poderosa mulher, porque lá, eu sou imensamente feliz.Eu amo Ubatuba, com as suas muralhas que limitam o céu e o mar, eu amo as tantas e tão maravilhosas praias, e as montanhas vestidas com as folhas de milhões de árvores. Caminhando pelas praias de Uba, eu me sinto imensamente rica, porque a  felicidade é um precioso bem.  Se você quer ser rico, também, você deve ir para Uba.. ...risos...
Vamos para a cozinha? Você sabe que eu adoro bonitos e deliciosos pratos. O prato de hoje, é uma criação de Manuela, uma italiana que mora na Califórnia. É um lindo prato feito com massa folhada, geleia de damasco e maçã. Uma delicia! Dê um mordidinha! ...risos...


Ingredientes:

para 6 rosas

2 maçãs vermelhas
1 copo de água
Suco de 1/2 limão
3 colheres (sopa) de geleia de damasco
2 colheres (sopa) de água
1 pacote de massa folhada, em lâmina, de preferência.

Modo de fazer: Lave bem as maçãs, e corte ao meio. Retire o miolo e as sementes, e corte em fatias finas. Cada fatia deve formar um gracioso arco. Coloque a água em uma tigela e adicione o suco de meio limão. Leve ao microondas, por 3 minutos. Escorra a água em um peneira. Em uma pequena tigela, coloque a geleia de damasco e misture com e colheres de água. Leve ao microondas por 1 minuto, mexa bem e reserve.


Abra a massa folhada com cerca de 2 mm, Corte em tiras com cerca de 8 cm de largura,
 Espalhe a geleia diluída sobre a tira, e disponha as fatias de maçã na parte superior da tira, no sentido comprimento,  com a casca da maçã para fora. Dobre a tira sobre as bases das fatias de maçã, polvilhe com canela em pó, a gosto,  e enrole, dando a forma de uma rosa. Coloque as rosas em forma de cupcake, e leve ao forno preaquecido, a 190 graus, por 40 a 45 minutos. Retire do forno e polvilhe com açúcar de confeiteiro. Sirva quente ou frio. Frio é melhor!

8 de julho de 2015

DADINHOS DE TAPIOCA ASSADOS

É como um tsunami que chega de repente,
invadindo o meu peito, como uma inundação,
é a onda que me leva, com a força da corrente,
nas silenciosas praias da grande solidão...
É quase uma tristeza que vem à superfície,
são os meus olhos perdidos na infinita planura,
são os meus pés pisando, no branco da planície,
é o meu  coração, que insano, te procura...
É um buraco imenso, aberto em minha alma,
é como se faltasse a água, a luz  e o ar,é 
uma grande dor, que só você acalma,
é só o teu abraço que pode me salvar...

A vida é um divino prato que se come rezando. Como todo bom prato, o sabor é sempre o resultado da escolha dos ingredientes. É importante escolher os ingredientes que sejam harmoniosos com a nossa personalidade e as nossas expectativas. É o cenário que nos cerca, são as pessoas que nós escolhemos para  compartilhar a nossa vida, que ressaltam o perfume e o sabor da nossa vida. Eu tenho o meu tempero secreto! ...risos...
Boa noite, para você que aprecia os perfumes e sabores da vida! Bom dia, para você que está aprendendo! Nós estamos no período das festas típicas e regionais, e a tapioca, o amido da mandioca, é um maravilhoso e versátil ingrediente. O prato de hoje, é um finger food, com o gosto  e o cheiro do Brasil. Aprecie com moderação, porque corre o risco de você se apaixonar. ...risos...
Vamos para a cozinha, porque é muito divertido degustar os sabores da vida, com você. 

Ingredientes:
250 g de farinha de tapioca granulada
250 g de leite
250 g de queijo de coalho ralado
sal a gosto
pimenta a gosto

Geleia de pimenta - para servir como acompanhamento

Modo de preparo: Aqueça o leite até o ponto de fervura, despeje em uma o queijo ralado, a tapioca, o sal e a pimenta. Misture o leite fervente, mexendo sem parar, para não empelotar. Mexa até obter uma massa homogênea. Com a absorção do leite, a tapioca vai inchar e engrossar. Forre uma assadeira de 20 x 22, com filme plástico, despeje a massa e cubra com filme plástico. Deixe na geladeira por cerca de 3 horas, pelo menos, até ficar bem firme. A massa pode ser congelado por até 3 meses. Retire da geladeira e corte em cubinhos. Asse em fritadeira Air Fryer, ou frite em óleo quente. Sirva acompanhado de geleia de pimenta.

5 de julho de 2015

CARNE DE PORCO ASSADA COM MAÇÃ E LEGUMES

Fonte e foto: Receitas de Portugal
Um frio vento uiva na minha janela,
e faz voar as bandeiras da memória,
e uma imensa saudade me atropela,
enquanto o tempo reescreve a nossa história.
É a tua voz, que ecoa em meus ouvidos,
e enquanto o vento passa e uiva, como um lobo.
você inunda a minha alma e os meus sentidos,
enquanto eu exibo esse meu sorriso bobo.
Há sentimentos, entre nós, que não se explica.
A emoção nos arrasta e nos impele.
O tempo passa, mas a nossa história fica.
O vento passa e arrepia a nossa pele.
Não é um sonho ou apenas um acaso,
essa paixão, indomável, como o vento,
é com você, e a tua alma que eu me caso,
na catedral dos poemas que eu invento.

Mais um fim de domingo! A única coisa que me encanta em um fim de domingo, é o fato de ser o fim do domingo. Eu odeio fim de domingo! ...risos...
Está fazendo muito frio, finalmente! O frio tem um apelo muito forte ao aconchego, à convivência com as pessoas queridas, às mesas fartas, com pães, queijos e vinhos, aos fondues e, ao fogo das lareiras. De novo, eu estou aqui falando das lareiras! ...risos...
Bem, já que o assunto é o calor e o fogo, a cozinha pode ser um bom lugar para um dia frio. O prato escolhido, é inspirado na cozinha portuguesa, é, também,  uma homenagem aos meus irmãos e irmãs portugueses. Saboroso e cheio de calor, é um prato muito adequado para um frio dia, como hoje.
Para os brasileiros, esse prato será acompanhado por arroz, feijão e uma salada verde. E para você? Como este prato deverá ser servido? 
Não importa qual seja o acompanhamento do prato, se nós estamos acompanhado pelas pessoas que nós amamos. Boa noite, para você que concorda comigo! Boa noite, para você que discorda! Boa noite para você que fica feliz ao meu lado, porque me ama!

Ingredientes:
1 peça de carne de porco com 1 kg 
1 kg de batatas cortadas em pedaços grandes
4 cenouras cortadas em pedaços grandes
4 maçãs cortadas em quartos
4 dentes de alho
1 folha de louro
1 raminho de alecrim
1/2 cálice de vinho do Porto
1/2 cálice de vinho branco
1 colher de sopa de margarina
1 colher de chá de massa de pimentão
Sal e pimenta

Modo de fazer:  Tempere a carne com sal e pimenta do reino, aqueça um pouco de azeite com manteiga e doure a peça de carne, de ambos os lados. Quando estiver bem corada, adicione todos os demais ingredientes, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos, após começar a chiar. Após os 40 minutos, desligue o fogo e deixe amornar lentamente. Esse prato pode ser servido direto da panela, mas ele fica muito mais apetitoso, quando você transfere para um refratário, e leva ao forno para dourar. Sirva com uma salada verde, acompanhado de arroz branco e, se você for brasileiro, com um feijão bem temperadinho. 

3 de julho de 2015

PAMONHA DE LIQUIDIFICADOR


Como todo mortal, eu faço escolhas,
e eu escolhi caminhar sempre ao teu lado,
olhando o céu e pisando sobre as folhas,
fazendo planos, como todos namorados.
Dentre todos os caminhos do universo,
eu escolhi caminhar sempre ao teu lado,
pelos meus sonhos, e meus mundos submersos,
pelos meandros dos segredos revelados.
Não me importa se o caminho é perigoso,
se ele é mais duro do que eu imagino,
se esse caminho me traz você de novo,
se ele me leva de encontro ao meu destino...
Dentre tantos caminhos deste mundo,
eu escolhi o mais longo, e o mais deserto,
eu cruzei mares e o vale mais profundo,
só para eu ter o teu amor mais perto....


Noite fria de junho, com uma contínua e fria chuva.A água da chuva escorrendo pelo vidro da janela, é a mais perfeita expressão da tristeza. Eu, que não sou boba nem nada,eu prefiro pensar que a chuva está fazendo germinar as sementes, está fazendo florescer as árvores e alimentando o famintos mananciais. Eu preferi levar a minha mente para um patamar acima das nuvens, onde há muitas estrelas e uma lua cheia, eu preferi seguir os meu pés e eu acompanhar os teus, para que juntos, nós pudéssemos pisar sobre estrelas e diamantes, porque, ó soberana verdade, a chuva não apaga nosso sol interior. Boa noite, para você, que mantém aceso o teu céu interior, mesmo quando é noite de chuva.
Vamos falar sobre comida? Neste período do ano, nós temos em todo o Brasil, em todas as regiões, as festas juninas e julinas, com típicos pratos, cuja matéria prima é o milho. Dentre muitos pratos derivados desta versátil semente, a pamonha é um dos pratos mais populares. A pamonha é feita com uma massa de milho ralado, embalada e cozida na própria palha do milho, e pode ser doce ou salgada. O prato de hoje, é uma versão inovadora e moderna, deste típico prato brasileiro. Vamos para a cozinha, porque você precisa conhecer as tradições brasileiras. Eu tenho certeza que você irá se apaixonar pelos sabores dessas tradições, mesmo quando eles são apresentados com traços de modernidade.
Boa noite para você que ri comigo! Boa noite para você que cozinha comigo!



Ingredientes:
2 latas de milho verde sem água ou o milho de quatro espigas.
1 garrafinha de leite de coco de 200 ml
2 xícaras (chá)  de açúcar
4 ovos
1 pacote de queijo parmesão ralado
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de fazer: Escorra a água das latas de milho, ou use uma faca afiada para cortar os grãos das espigas. Junte o milho e os demais ingredientes no liquidificador, e bata até obter uma massa homogênea e lisa. Junte o fermento em pó e bata ligeiramente apenas para misturar. ..
Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio, despeje a massa e leve ao forno preaquecido a 200ºC, por 40 minutos, aproximadamente. Na metade desse tempo, reduza a temperatura para 180ºC e termine o cozimento. Desenforme e sirva morno ou frio.