27 de março de 2015

MUFFIN DE ESPINAFRE E QUEIJO FETA

Fonte: Lar natural

Ela veio como o vento do inverno,
essa tristeza, essa musa taciturna,
essa emissária tenebrosa do inferno,
  essa negra e  agourenta ave noturna.
Ela dói, como um corte de navalha,

essa tristeza me machuca e me tortura, 

como uma onda, ela me invade e se espalha,
ela é  o grito que retalha a noite escura.

Ela é um caco de vidro no meu pé,

e causa dor lancinante, em cada passo,

essa tristeza é maior que a minha fé,

ela é a fiel  expressão do meu fracasso.
Essa tristeza altera a minha consciência
ela é a venda, e a mordaça que sufoca,
essa tristeza é a dor da tua ausência, 
e essa sim, e a tristeza que me toca....


Eu sei que a tristeza não me fica bem, mas há momentos em que eu não tenho opção. Você foi a minha fortaleza, e eu sinto a tua falta, mas nada poderá mudar esta verdade. Eu sei que se você não está comigo, você está em algum lugar, e isto me basta. É preciso, na escuridão. saber que há luz em algum lugar. Você é a minha luz! Eu estou rindo, porque isto lá é coisa para se dizer na cozinha? 
Vamos para a cozinha, porque não há dor de cotovelo que resista a uma saborosa e bem feita comida.  Nós vamos preparar uma entrada que faz um contraponto para a minha melancolia. É um muffin feito com espinafre e queijo feta. O queijo feta é um produto grego tradicional que se faz misturando leite de cabra e de ovelha. Tem um gosto excepcional, uma bonita cor branca e tem baixos níveis de gordura. Se você não tiver o bendito queijo feta, use ricota ou queijo cottage.
Pegue o teu avental e arrisque-se na mais romântica e poética das cozinha. Você pode ser muito feliz com pouco, mas bem alimentado você pode ser muito mais feliz. ...risos...

Ingredientes:
12 unidades
100 g de espinafre cozido e picado. Pode ser usado o congelado
75 g de queijo feta, que pode ser substituído por ricota ou queijo cottage.
100 g de queijo mussarela ralada
2 tomates grandes
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 ovos
60 ml de azeite de oliva
1 xícara de chá de leite
Raminhos de tomilho fresco
Sal e pimenta a gosto

 Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 180C ° e unte a assadeira com manteiga. Corte os tomates em 12 fatias e coloque sobre o papel toalha para secar. Se usar o espinafre fresco cozinhe até murchar, caso use o congelado apenas deixe descongelar naturalmente. Em uma tigela misture a farinha, o sal, o fermento em pó, o queijo mussarela ralado e alguns raminhos de tomilho. Em outra tigela misture os ovos, o espinafre, o azeite e o leite. Junte os ingredientes secos e os líquidos, misture tudo muito bem e adicione o queijo feta. Unte forminhas de cupcake. Acerte o tempero da massa e preencha 2/3 das forminhas. Coloque as fatias de tomate sobre a massa, tempere com sal, pimenta do reino e tomilho a gosto. Leve ao forno de 25 a 30 minutos ou até que você perceba que as bordas estão douradas. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos. Solte os muffins delicadamente com a ajuda de uma faca. Sirva em seguida.

26 de março de 2015

FLAN DE TAPIOCA COM COCO E CALDA DE AMEIXA PRETA




Curiosa, eu colo o  rosto, no espelho, 
e eu me pergunto: quem está do outro lado?
Sem eu pensar,  num impulso exagerado,
eu pinto a boca, com o meu batom vermelho.
Mas eu não vejo a minha boca colorida,
na moldura desta fria superfície,
eu creio, ainda, que se o espelho se partisse,
eu beijaria a tua boca, refletida.
E se calada, eu renego  e eu duvido,
deste amor, que me parece uma crendice,
eu ouço as palavras, que você nunca disse,
mas que estão ecoando em meu ouvido.
Curiosa e sorrindo, fascinada,eu não sei se eu te criei, ou eu te pressinto,
mas, no espelho, a minha imagem projetada,
é a  perfeita expressão do amor que eu sinto.

Touché! Você pensou que hoje, somente hoje, eu não iria começar o nosso delicioso encontro na cozinha, sem um pouco de poesia. Frustrada esperança!  A vida tem muitos sabores! Sem um pouco de poesia, os perfumes e os sabores da vida tornam-se monótonos. É como cozinhar muitos pratos com o mesmo tempero. O que torna a vida e a comida apetitosa e interessante, são as sutis nuances dos temperos e da poesia. Sem essa poesia do ser, nós seríamos apenas um complexo e idiota fenômeno físico-químico. O que nos torna fantásticas criaturas, é a nossa capacidade de pensar e de criar, é a nossa maravilhosa capacidade de nós nos apaixonarmos, nós nos emocionarmos,  é a capacidade de nós vermos além  das montanhas, e além das telas. É essa poesia de ser, que nós torna capazes de amar alguém que nós nunca vimos, a poesia de ser nos torna capazes de beijar alguém atrás do espelho.
Eu falei demais! ...muitos risos....
Vamos falar, agora, sobre a sobremesa de hoje. É uma delícia com origem indígena. É da raiz da mandioca, que vem a tapioca, uma criação da culinária indígena. É leve, fresca e deliciosa, além de linda. É como um beijo da pessoa amada, depois de um banho de cachoeira. Acho que me fiz entender. ...muitos risos...
Boa noite para você, que já descobriu a poesia da vida! Boa noite para você que está procurando...

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de leite
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco
1 xícara (chá) de farinha de tapioca granulada e fina
4 colheres (sopa) de coco fresco ralado

Cobertura:
1 1/2 xícara (chá) de ameixas pretas
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara de açúcar

Modo de fazer: Coloque a tapioca em uma tigela. Misture os três tipos de leite, leve ao fogo até o ponto de fervura, e despeje sobre a farinha de tapioca, mexendo bem, até ficar um caldo homogêneo. Adicione o coco ralado, misture e reserve por 15 minutos, mexendo de vez em quando.
Distribua em 8 taças individuais, cubra e leve à geladeira, por 30 minutos.
Enquanto isso, prepare a calda de ameixa, levando todos os ingrediente ao fogo baixo. Ferva até que as ameixa fiquem macias e a calda encorpada. Retire as sementes das ameixas, e pique grosseiramente. Retorne ao fogo e ferva mais uns minutinhos. Retire do fogo, deixe esfriar, e coloque uma porção em cada taça. Decore a gosto. Um raminho de hortelão, um canudinho de beiju, uma lasca de coco fresco. Tudo vai bem e fica lindo.

23 de março de 2015

PANNA COTTA DE CACHAÇA E BANANA- PASSA

Fonte: Revista Ana Maria
Uma linda noite de outono! Depois de muitos dias de chuva, a noite está maravilhosa e perfumada. Não há nada mais delicioso, do que os perfumes da noite. Enquanto a temperatura desce, em meu hemisfério, ela está subindo em teu hemisfério.
Enquanto a minha temperatura permanece mais alta do que a tua, nós podemos esperar  pelo equilíbrio, na cozinha.
Vamos para a cozinha? Eu ainda verei você de avental, um dia. ...muitos risos...
Vamos lá! O prato de hoje é uma fresca e deliciosa sobremesa. A Panna cotta, é uma sobremesa típica Italiana, da região do Piemonte e é feita de creme de leite fresco, açúcar e gelatina. Originalmente, a receita era preparada com aparas e cartilagem de peixe para gelatinizar o preparado. Hoje em dia, utilizamos a gelatina industrializada e sem sabor. Tradicionalmente usa-se frutas vermelhas para a calda ou purê. Uma forma simples de apresentação é colocar um purê de frutas no fundo de uma tigela, colocar a panna cotta e por cima colocar uma calda grossa das próprias frutas ou de vinho. Mas a sobremesa de hoje, tem um tropical e atrevido sabor. É uma panna cotta de banana e cachaça. Uma sobremesa italiana com gosto de Brasil.

Ingredientes:
4 bananas-passas picadas
1 xícara (chá) de cachaça
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
1 xícara (chá)  de leite
1/2 de xícara (chá) de açúcar
5 folhas de gelatina sem sabor incolor

Modo de fazer: Ponha a banana picada em uma tigela e misture com a cachaça, para hidratar. Coloque o creme de leite fresco e o leite em uma panela e leve ao fogo para ferver.
 Retire a panela do fogo, misture o açúcar e misture bem. Hidrate a gelatina conforme instrução da embalagem, e misture ao leite quente, mexendo até dissolver completamente. Adicione a banana  e a cachaça, e misture bem. Coloque a panela em uma recipiente com gelo, mexendo a panna cotta, até começar a endurecer. Despeje um forminhas individuais e leve à geladeira até firmar.  Desenforme em uma taça ou um prato de sobremesas, sobre uma calda de caramelo ou de chocolate.

22 de março de 2015

TORTA DE GRÃO DE BICO E ESCAROLA - Sem glúten

Eu estou sempre conectada e sempre atenta às pequenas maravilhas do mundo que me cerca. As delicadas estruturas das flores, as cores, os mecanismos de dispersão das sementes, as gotas de água nas folhas, a água da chuva escorrendo no vidro da janela, o voo dos pássaros. Tudo me encanta! Nada, entretanto, me fascina tanto quanto os cheiros e perfumes.  Eu amo o cheiro da floresta misturado com o cheiro do mar. Sorrindo, distraída, eu olho para o vazio. Eu estou me lembrando dos cheiros que me fazem viajar no tempo, perfumes que me deixam tonta, que me tiram do chão...Eu penso no cheiro doce e intenso do jasmim, numa noite de lua; no cheiro do amanhecer na floresta, no cheiro do pau d`alho e o cheiro de musgo depois de uma chuva. Eu me lembro do cheiro e da acidez do limão cortado, dos perfumes de um bom vinho, do Chanel 5 impregnado na pele, o perfume da lavanda depois do banho, o cheiro dos lençóis depois de uma noite de sono, o cheiro do chocolate no café da manhã,  do hortelã depois da rega. Minha memória gira como um caleidoscópio diante de tantos cheiros e perfumes...  Nenhum cheiro, nenhum perfume neste mundo, porém,  pode ser mais inebriante, delicioso, apaixonante do que o perfume, o cheiro básico e profundo da  pele da pessoa amada.
Como sempre, eu estou rindo, porque em uma cozinha, cabe, também, uma tola e apaixonada declaração de amor. Você pode pular esta parte e ir direto à receita, mas talvez você vá para a cozinha mais inspirado, se você ler as minhas românticas e apaixonadas ideias de jerico. ...risos...
Bem, o prato de hoje é leve e sem glúten. Eu gosto de pratos com sabores desafiadores, mas a simplicidade e a leveza da comida pode, também, ser uma arrojada forma de se alimentar. Vamos para a cozinha, porque um fim de domingo, pesado e monótono, pede um prato alegre e leve. 

Ingredientes:
Massa:
2 xícaras (chá) de grão-de-bico cru
sal, pimenta e noz-moscada a gosto.

Recheio:
1 colher (sopa) de azeite
1 dente de alho picado
1 cenoura média
1 pé de escarola limpo e picado
1 1/2 xícara (chá) de ricota firme picada
1 copo de requeijão sal,pimenta e noz-moscada ralada a gosto

Modo de fazer: Lave o grão-de-bico e deixe de molho em água limpa por 8 horas. Despreze a água do molho, coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão, cubra com água e cozinhe por 30 minutos. Reserve uma xícara da água do cozimento e escorra o restante. Bata o grão-de-bico no processador e adicione um pouco da água reservada, se for necessário. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, e reserve enquanto faz o recheio.
Aqueça o azeite em uma panela e doure o alho. Junte a cenoura ralada e a escarola picada e refogue em fogo alto, por 8 minutos, mexendo sempre. Retire do fogo e escorra, caso junte caldo. Adicione a ricota e o cheiro verde. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada, misture bem e reserve. Forre uma forma com fundo removível, com a massa de grão-de-bico. Misture o refogado de verduras com o requeijão e leve ao forno, preaquecido em temperatura média, por 40 minutos ou até assar e dourar. Sirva quente.


20 de março de 2015

ROLINHOS DE VITELA, PRESUNTO CRU E QUEIJO

Foto emprestada. 

Primeira noite de outono! Um inspiradora, perfumada e estrelada noite de outono! Quando eu olho para o céu, a minha mente flutua e as distâncias são anuladas. Tudo se torna muito, muito perto! O teu rosto, as colinas de Nebraska, as montanhas de Franche-Comté. Tudo está ao alcance dos meus olhos e das minhas mãos. Tudo me inspira e me dá fome. ...risos...

Eu amo a cultural face da gastronomia. Eu sou apenas uma amadora apaixonada pela gastronomia, mas eu sou uma grande exploradora deste universo sensorial. Eu sou apaixonada pelos divinos queijos produzidos na região de Franche-Comté. Eles são feitos com leite produzido pelas vacas da raça Montbéliard, que pastam no Plateau Jura. Essas vacas comem ervas e flores que dão um inigualável sabor ao leite. Esses queijos são maturados no Fort Les Rousses, construído por Napoleão Bonaparte. Escavado na rocha, com altas abóbadas e protegidos por fossos, esse forte podia abrigar milhares de soldados, cavalos e munições. Hoje, o forte abriga milhares de queijos. É nestas câmaras que os queijos Comté desenvolvem os seus intrincados sabores. O queijo é forte, ligeiramente doce, com textura suave, cremosa e pontilhado com pequenos cristais crocantes de proteínas. Seus sabores variam de leitoso, a canela, com notas de cebola, erva-doce e por vezes a manteiga de cacau. É um queijo tão complexo e muito versátil, que enobrece uma tábua de queijos, mas é espetacular em molhos, em massas folhadas ou aves e peixes.Ele se harmoniza perfeitamente com os vinhos brancos da região do Jura, que apresentam em sua gama os aromas e nozes, avelãs, cerejas e especiarias, ou os tintos mais leves, como co Château-du-Pape ou os Burgundies. Depois desta viagem no tempo e na história, eu me apaixonei pela paisagem, pelas vacas, pelas caves.Vamos então comemorar, juntos e felizes, essa deliciosa criação conjunta entre homens e vacas. Boa noite, para você que, como eu, viaja com o pensamento! Boa noite para você que viaja de avião! Rindo, eu tenho certeza que eu chego sempre mais rápido. ...risos...

Quando a gente não pode fugir dos problemas, a gente foge para a cozinha, que é quase a mesma coisa. ...risos...

O prato de hoje é um charme e uma delícia, porque leva o maravilhoso, quase mítico queijo Comté.

Este prato, acompanhado de uma taça de um vinho tinto e encorpado, como um Barolo italiano, um Cabernet Sauvignon chileno, é uma bela refeição, mas acompanhado de um Trousseau du Jura e da pessoa amada, é a mais divinal celebração. Cheers!


Ingredientes:Rolinhos:
4 escalopes de vitela  ou filet mignon, cortados bem finos,
4 fatias de presunto cru defumado
100 g de queijo Comté fatiado
4 folhas grandes de sálvia

Polenta:
600 ml de caldo de galinha
8 colheres (sopa) de fubá (eu uso o pré cozido)
100 g de queijo Comté

Modo de fazer: Coloque o caldo de carne em um panela e leve ao fogo. Adicione o fubá, aos poucos, mexendo sempre para não empelotar e cozinhe por 10 minutos. Eu costumo molhar o fubá com água fria, e só depois eu adiciono ao caldo quente. Nunca forma grumos. Depois de cozido, misture o queijo conte cortado em cubinhos. Despeje em um recipiente para servir.
Tempere os escalopes com sal e pimenta do reino. Cubra cada fatia com 1 fatia de presunto cru e defumado, uma fatia de queijo Comté e uma folha de sálvia. Enrole e prenda um um palito. Aqueça um pouco de azeite de oliva numa frigideira e frite os rolinhos, até que fiquem bem dourados e o queijo ligeiramente derretido.
Monte o prato com um rolinho e uma porção de polenta. Decore com uma folhinha de sálvia, sirva com um bom vinho e sinta-se muito feliz! ...risos...

18 de março de 2015

FILÉ DE PEITO DE FRANGO COM MOLHO DE QUEIJO, PERAS E NOZES.

Noite calma, chuva fina, um silêncio aconchegante. A chuva me faz sentir a deliciosa sensação de conforto e proteção.
Enquanto a chuva cai, sem fim,  eu avalio,
que ela faz renascer minha esperança,
e o meu desejo se avoluma, como um rio,
e o amor que eu sinto por você, me alcança.
E cada pingo escorrendo na janela,
como espelhos, refletindo o  teu sorriso,
é  um caleidoscópio que  revela,
que você é tudo aquilo que eu preciso.
Enquanto a chuva canta e chora no jardim,
e a chuva dança, como uma mulher devassa,
eu sinto o amor que você mandou para mim,
na água da chuva,  escorrendo na vidraça...
Rindo, eu confesso: eu gosto dessa improvável mistura de comida e poesia. A poesia é opcional, mas a comida é francesa, com certeza. ...risos...
O prato de hoje, embora simples, tem um toque de sofisticação, e leva, originalmente, o Gourmandise with Walnut Cheese, mas pode ser utilizado um queijo fundido com nozes equivalente. Boa noite, para você que compartilha comigo, as pequenas maravilhas deste mundo! Boite noite, para você que também gosta de comida e poesia! Boa noite, para você que gosta de mim! ...risos...


Ingredientes:
500 g de peito de frango cortado em fatias
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 colheres de sopa de cebolinha picada
1/2 xícara de vinho branco seco
1/2 xícara de caldo de galinha
1/8 colher de chá de pimenta preta moída
120 g de queijo fundido com nozes, e cortado em pedaços
2 peras maduras e firmes, cortados ao meio no sentido do comprimento, e divididas em 8 partes
1 colher de sopa de salsa fresca picada
2 colheres de sopa de nozes tostadas e picadas.

Modo de fazer: Preaqueça o forno a 180% C. Tempere  ambos os lados de frango com sal e pimenta. Aqueça o azeite em uma frigideira e doure os filés de frango em ambos os lados.
Coloque o frango em um refratário, em seguida, no forno, para completar o cozimento. Elimine o excesso de óleo da frigideira e abaixe o fogo para médio. Adicione as cebolinhas picadas e salteie por 1 minuto. Adicione o vinho, caldo de galinha e a pimenta e deixe ferver, mexendo bem até dissolver o fundo da panela e reduzir o líquido a 1/4 de xícara. Retire do fogo. Usando um batedor, misture o queijo até obter um creme bem macio. Adicionar as peras e a salsa picada. Ferva até incorporar a pera ao molho. Adicione o suco resultante do cozimento, misture bem  e cozinhe até as peras ficarem macias. Para servir, despeje o molho sobre o frango e decore com as nozes levemente torradas. Sirva com arroz branco e uma fresca salada. E uma taça de um bom vinho branco. Francês.

11 de março de 2015

BOLO DE AVELÃS E CHOCOLATE.

Nós estamos mais pobres, você e eu.
A vida tem menos cor,
o universo encolheu.
O mundo ficou mais vazio,
e porque você me esqueceu,
sozinha, eu sinto frio.
Nós estamos mais tristes, agora,
porque você me perdeu,
porque você foi embora...
Ficou sem luz, o meu dia,
sem rumo, eu perdi a hora,
eu perdi também a  alegria, 
mas uma deusa, não chora....

Boa noite, para você que também fica triste, às vezes! Boa noite, para você que sorri, mesmo quando esta triste, porque você sabe que o teu sorriso ilumina a escuridão. Vamos para a cozinha? O prato de hoje tem o maravilhoso cheiro da casa das nossas avós italianas. Tem você, também, uma avó italiana? Eu me divirto quando eu me lembro da minha avó italiana. Ela tinha uma um ácido e espirituoso senso de humor, e uma furiosa lógica para as coisas.  Eu acho que ela foi a pessoa que mais me influenciou, neste mundo. Eu adoro repetir a divertida reflexão dela. Ela me dizia que a paciência é uma grande arma, mas que a metralhadora é mais rápida. Eu sorrio e eu confesso que eu não achava muito adequado ela dizer isto para mim, uma inocente menininha. ...muitos risos...
Agora que eu cresci, eu penso como ela! ...mais risos...
Bem, a grande verdade, é que não há uma absoluta verdade. Nenhuma metralhadora poderá assar o bolo mais rápido. É preciso paciência. ...risos...
Hoje, fim de verão com a temperatura de outono, uma xícara de chá e um pedaço de bolo pode fazer a diferença entre uma noite, e um linda e deliciosa noite! Beijos e abraços, para você! Quer você tomar chá com bolo?

Ingredientes:
para o bolo:
4 ovos
2 xícaras bem cheias de farinha
1/2 xícara (chá) de fécula de batata
180 g. manteiga
1 xícara (chá) de  açúcar
4 colheres (sopa)  de iogurte
150 g chocolate amargo picado
1 laranja
1/2 colher de sopa de fermento
2 pitadas de sal

Para decorar:
60 g Avelã
30 g  de gotas de chocolate


Modo de fazer: Em uma tigela, despeje a farinha de trigo, fécula de batata, o fermento e o sal e misture com um batedor de mão. Bata o açúcar com a manteiga, à temperatura ambiente. Aromatize  com casca de laranja ralada e bata, e vá adicionando um ovo cada vez, até incorporar bem e obter uma massa fofa e  homogênea. Vá misturando, ao poucos, a farinha de trigo, com um misturador de mão, adicionando o iogurte e o fermento em pó. Conclua adicionando o chocolate picado. Unte uma forma retangular média, e enfarinhe. Despeje a massa e nivele com uma espátula. Distribua as avelãs e as gotas de chocolate sobre  a massa, e leve ao forno preaquecido a 170 º C, por aproximadamente 40 minutos. Deixe amornar  e desenforme sobre uma grelha, de preferência. Corte em quadrados ou em retângulos e sirva.

7 de março de 2015

BOLO CAPRESE AO LIMÃO SICILIANO









Tarde escura e triste. Alguns distantes e sombrios
trovões quebram a monotonia do som da chuva, caindo no telhado.
Isto parece sinistro,não parece? Entretanto, tudo tem a sua beleza,
tudo tem o seu particular encanto. Tempere uma tarde escura de chuva,
com um bom filme,uma boa música e, principalmente,
uma boa companhia, e esta tarde irá ganhar um aconchegante
e delicioso toque de magia.
É assim! Os encantos da vida se escondem atrás de coisas pouco atraente,
às vezes.Talvez um dos mais sedutores encantos da vida, seja este:
descobriras coisas boas e deliciosas, embaladas em cascas ásperas e escuras.
Rindo, eu estou percebendo que, uma tarde de chuva tem encantos,
mas tem, também,colaterais efeitos: a divagação! ...risos...
Vamos para a cozinha, porque tomar uma xícara de chá ou de chocolate quente,
acompanhado de um pedaço de um quentinho e maravilhoso bolo,
também pode ser uma das maravilhas da vida.
Vamos lá! Está chovendo! Se você quiser despertar os teus sentidos,
 nós podemos tomar um banho de chuva.

 Pronto! Tudo perfeito!Chá, chocolate, 
um pedaço de bolo quentinho depois de um banho de chuva,
 é uma perfeita maravilha! ...muitos risos..
Ingredientes:
8 porções
50 ml de azeite de oliva extra-virgem
200 g de chocolate branco
1 colher de chá de fermento em pó (16 g)
50 g de amido de batata
Raspas da casca de 3 limões siciliano
suco de 1 limão siciliano
3 colheres de sopa de limoncello
200 g de amêndoas peladas
5 ovos médios
200 g de açúcar

Modo de fazer: Pré-aqueça o forno a 170 ° C. 
 Em uma tigela, bata os ovos com a metade do açúcar (100 g),
 obter um creme liso e claro e fofo. Triture as amêndoas em um processador, 
junto com o açúcar e pique o chocolate. Em uma tigela, adicione o chocolate picado,
 farinha obtida a partir de amêndoas, as raspas da casca de 3 limões,
 amido de batata peneirada  e o fermento em pó (Royal), e misture tudo muito bem . 
Junte o azeite, o limoncello (licor de limão siciliano) e o suco de limão coado. 
Misture, delicadamente e sem bater, os ovos batidos com o açúcar. 
Despeje a massa em uma forma com fundo removível  de 22 ou 24 
cm de diâmetro(se tiver) e asse por cerca de 50 minutos, em forno a 170 C.
 Para não queimar a superfície, depois de 30 minutos, 
cubra a forma com papel alumínio e deixe mais 20 minutos no forno.
Retire do forno, depois de assado e deixe esfriar.
Desenforme e cubra com açúcar de confeiteiro. 

5 de março de 2015

PERNIL DE CORDEIRO COM TOMATE E BATATA



A mais linda das noites de lua cheia. Como sempre, eu estou imaginado como deve ser linda uma noite de lua cheia na neve. Eu imagino que a noite deve ficar com um refulgente branco, pura magia! Ah! Se eu pudesse voar, eu estaria agora, como uma encantada menina, completamente fascinada, olhando a neve caindo sob a luz do luar. Bem, mas como eu não posso voar, eu ficaria muito feliz se eu pudesse ganhar um punhado de neve, e eu admirar esta linda e tropical. Eu continuo sendo uma incorrigível sonhadora. ...risos...


Boa noite, para você que está congelado e sem tempo para olhar para o céu! Boa noite, para você que olhou para o céu e viu a mesma lua que eu vi! Boa noite, para você que não viu a lua, mas me ouviu.


Vamos para a cozinha! 
Esse prato pode ser servido como prato único, já que o acompanhamento do assado servem de acompanhamento. Um bela e verde salada, temperada com um bom azeite e você tem uma rica refeição.Rindo eu penso que você ainda irá para a cozinha comigo, por puro cansaço. É difícil resistir aos meus insistente apelos. O prato de hoje, tem um sotaque árabe. Eu gosto muito da carne de cordeiro e dos temperos árabes. Vamos experimentar este prato juntos? Afinal de contas, a vida merece ser explorada em todas as suas possibilidades, a vida merece uma celebração. Um prato caprichado, uma linda mesa, uma taça de um bom vinho tinto e o sorriso amado do outro lado da mesa, merecem uma celebração. .

Ingredientes:
6 pessoas

azeite de oliva para untar
3 cebolas médias bem picadas
5 dentes de alho bem picados
8 tomates médios e firmes, cortados em fatias
8 batatas grandes cortadas em fatias
1 maço de cheiro-verde bem picado. Eu inclui um pouco de hortelã e alecrim, no tempero do carne.
sal a gosto
pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
500 ml  de caldo de carne para cozinhar o pernil
2,5 kg de pernil de carneiro

Modo de fazer: Preaqueça o forno em temperatura alta, a 230 º C. Aqueça, também, uma panela grande de ferro com azeite de oliva. De preferência uma panela ou assadeira de ferro, com tampa. Junte a cebola e 1/3 do alho e misture bem.  Espalhe metade da mistura no fundo da panela e, sobre ela, distribua as fatias de tomates. alternando com a batata, até acabarem os ingredientes. Polvilhe com o cheiro verde picado e tempere com sal e pimenta do reino a gosto e, ao final, salpique com a mistura de cebola e o alho restante. Regue com o caldo de carne.
Esfregue o pernil de carneiro com os 2/3 de alho restante, o sal e a pimenta-do-reino, o alecrim e a hortelã, a gosto.Coloque o pernil sobre os legumes, regue com o caldo de carne, e leve ao forno preaquecido.Reduza imediatamente a temperatura para média (180°C) e asse o pernil por 2 a 3 horas, regando de vez em quando com o caldo de carne. Retire do forno e sirva em seguida.