29 de dezembro de 2014

CRISPIS PROVENÇAIS COM CEBOLA CARAMELIZADA E QUEIJO COMTÉ


Uma deliciosa noite de verão. Está caindo uma maravilhosa chuva e o tempo está muito quente.
A minha filha me deu de presente de Natal, alguns azeites saborizados e vinagre balsâmico de framboesa provençais. Os sabores são inspiradores e maravilhosos. Eu gosto muito de explorar o universo dos sabores, eu gosto de desafiar e encantar o paladar. A gastronomia é repleta de cultura e história, e eu amo a cultural face da gastronomia. Eu sou apenas uma amadora apaixonada pela gastronomia, mas eu sou uma grande exploradora deste universo sensorial. Eu estou pesquisando, agora, sobre os queijos Comté. Esses divinos queijos são produzidos na região de Franche-Comté.
O meu presente de natal!
Eles são feitos com leite produzido pelas vacas da raça Montbéliard, que pastam no Plateau Jura. Essas vacas comem ervas e flores que dão um inigualável sabor ao leite. Esses queijos são maturados no Fort Les Rousses, construído por Napoleão Bonaparte. Escavado na rocha, com altas abôbadas e protegidos  por fossos, esse forte podia abrigar milhares de soldados, cavalos e munições. Hoje, o forte abriga milhares de queijos. É nestas câmaras que os queijos Comté desenvolvem os seus intrincados sabores. O queijo é forte, ligeiramente doce, com textura suave, cremosa e pontilhado com pequenos cristais crocantes de proteínas. Seus sabores variam de leitoso, a canela, com notas de cebola, erva-doce e por vezes a manteiga de cacau. 
É um queijo tão complexo e muito versátil, que enobrece uma tábua de queijos, mas é espetacular em molhos, em massas folhadas ou aves e peixes.
Ele se harmoniza perfeitamente com os vinhos brancos da região do Jura, que apresentam em sua gama os aromas e nozes, avelãs,  cerejas e especiarias, ou os tintos mais leves, como co Château-du-Pape ou os Burgundies.
Depois desta viagem no tempo e na história, vamos para a cozinha. O prato de hoje leva o queijo Charles Arnaud Comté, que eu acompanharia com um maravilhoso vinho branco produzido no Plateau Jura. Cheers! A vida é linda quando se prova algo tão encantador, mas degustado com uma maravilhosa taça de vinho e diante do sorriso da pessoa amada, é uma celebração.


Ingredientes:
1 colher (sopa) manteiga
2 e 1/2  colheres (sopa)  óleo vegetal de canola
2 colheres (chá) açúcar mascavo
1/2 colher (chá) sal
3/4 colher de chá. pimenta do reino moída
2 colheres sopa) de  vinagre balsâmico
2 batatas grandes
1 xícara de cenoura ralada
1 ovo grande, mas só a clara.
2 e 1/2 xícaras de queijo Charles Arnaud Comté, ralado grosso.

Modo de fazer: Aqueça a manteiga e 2 colheres do óleo em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione as cebolas e cozinhe mexendo ocasionalmente, até ficar macia,  por cerca de 10 minutos. Adicione o açúcar mascavo, 1/2 colher (chá)  de sal e 1/4 colher (chá) pimenta do reino moída. Cozinhe até dourar, por cerca de 8 minutos, mexendo com mais freqüência para evitar a queima, até que a cebola fique caramelizada. Adicione o vinagre balsâmico e deixe cozinhar até que o líquido tenha evaporado.
Enquanto isso, descasque as batatas e rale em um processador ou um ralador comum. Escorra bem as batatas e coloque em uma tigela. Adicione as cenouras e a clara de ovo, 1 xícara de queijo ralado Comté, 1 colher (chá) de sal e 1/2 colher (chá) de pimenta e misture bem. Aqueça 1 colher (sopa) de óleo em uma frigideira grande antiaderente, em fogo médio. Divida a mistura de legumes em 8 partes, e faça pequenos montes na frigideira, achatando levemente, para que os bolinhos fique com cerca de 5 cm de diâmetro. Frite até que a parte inferior fique crocante. Vire, quando estiver dourado e crocante. Coloque uma colher de cebolas caramelizadas, sobre cada um dos crispis,  e polvilhe com o queijo Comté ralado. Continue a fritar, até o outro ficar crocante, e sirva, em seguida, bem quente. Ah! Não se esqueça do vinho branco gelado!


22 de dezembro de 2014

GUIRLANDA DE PÃO DE MEL


Está caindo uma calma e contínua chuva. Eu adoro a música da chuva no telhado, o hipnótico som da chuva. Talvez esta esperada e maravilhosa chuva, seja capaz da aplacar a fúria consumista das pessoas, se atropelando nas lojas.
Eu gosto de paz, eu gosto de silêncio, eu gosto de chuva. O Natal é,  para mim, uma celebração que acontece em nosso mundo interior. É assim.
O amor nos inunda e depois ele transborda. 
Bem, essas são as minha teorias de eremita. ...risos...
Vamos para a cozinha? Ah! Eu tenho uma novidade! Eu ganhei uma linda dolmã, de presente de Natal. Quando ela chegar eu vou fotografar e postar aqui.
Vamos cozinhar juntos, ouvindo esta chuva maravilhosa? A minha sugestão de hoje, é uma linda guirlanda de natal, feita de frutas secas e pão de mel. Um linda e comestível homenagem ao senhor Deus. Um deliciosa homenagem. Vamos, sorria! A vida já é linda! Nós vamos fazer pão de mel, para a vida ficar doce e deliciosa.

Ingredientes:

2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar mascavo
1/2 xícara de chocolate em pó
1 xícara de mel
1xícara de leite
2 ovos inteiros
1 colher (chá) de cravo em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1 colher (café) de noz moscada
1 colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres de manteiga temperatura ambiente
1 colher (chá) de café solúvel
2 colheres (sopa) de conhaque.

Cobertura:
1 lata de creme de leite
500 g de chocolate ao leite.

Decoração: 200 g cada um dos seguintes ingredientes: uvas passas brancas, amêndoas, damascos, ameixa preta sem caroço, nozes e cerejas.

Modo de fazer: Bolo Misture os primeiros ingredientes secos e, na sequência, os líquidos. Bata muito bem e coloque numa forma redonda, com buraco no centro, untada e enfarinhada. Asse em forno pré-aquecido por cerca de 25 minutos. Cobertura: misture o creme de leite com o chocolate picado e leve ao microondas por 1min30s. Retire do microondas e mexa bem. Volte ao microondas por mais 1mn30s. Retire e mexa bem até derreter completamente o chocolate. Aplique ao bolo e decore com as frutas secas.

20 de dezembro de 2014

RISOTO DE FUNGHI SECCHI E NOZES



Uma deslumbrante tarde de quase verão. O sol atravessa a minha sala e projeta na parede, o perfil do da imagem de São Francisco, a predileta da minha coleção. Como um lindo poema escrito com os reflexos de luz, as grades de segurança da janela são projetada no teto da sala. É a luz do sol recriando o meu cenário. É quase Natal, e eu,que desisti do consumismo, tão típico deste período, eu estou relaxada e sorridente, completamente zen. Nenhuma loja do mundo vende paz! Eu ainda não desisti. Tudo o que eu mais quero neste momento, é o teu sorriso de alegria. Poderia você me dar um sorriso? Meio sorriso? ...muitos risos...
Bem, eu também nunca irei desistir de eu reunir as pessoas queridas ao redor de uma linda e deliciosa mesa. Você faz parte das pessoas mais queridas. Vamos para a cozinha? O prato de hoje é como uma tarde de verão: quente e delicioso. Acompanha bem uma suculenta  carne. Com uma taça de um bom vinho tinto é uma festa. Acompanhado da pessoa amada, é uma celebração. E a vida merece uma celebração, todos os dias!

Ingredientes:
160 g. arroz arbóreo
1 colher (sopa) de cebola picadinha ou ralada
1 dente pequeno de alho amassado
15 g de cogumelos secos
20 g nozes
15 g queijo parmesão ralado
 Uma noz de manteiga
 1 / 2 xícara de vinho branco
1/2 litro de caldo de carne

Modo de fazer: Coloque os cogumelos de molho em uma panela e ferva, até que eles fiquem macios. Escorra e corte ligeiramente. Coloque uma noz de manteiga (uma porção do tamanho de uma noz) e frite o alho e a cebola, sem dourar. Junte o arroz e frite até ficar bem soltinho na panela. Junte os cogumelos e nozes e refogue. Regue com 1 / 2 copo de vinho e deixe evaporar. Cozinha-se o risoto, adicionando o caldo quente, 1 concha de cada vez, mexendo até incorporar. Repita a operação até que o arroz esteja cozido, mas firme. Misture uma colher de manteiga fria, em pedacinhos, e mexa até o risoto ficar brilhante. Eu dispenso essa parte. Sirva polvilhado com o parmesão ralado!


Eu e o sol da minha sala! 

15 de dezembro de 2014

ROLINHO DE TALHARINE COM TENDER E MOLHO DE QUEIJO

Hoje foi um dia atípico! Um dia atípico pode ser traduzido como um dia atrapalhado, um dia fora da rotina, um dia cheio de problemas, mas um dia atípico também pode ser um dia de inesperados fatos, com novas experiências e novas esperanças. Um dia atípico, pode ser um dia em que eu acordei de um maravilhoso sonho, pode ser um dia em que eu acordei, sorrindo e feliz. O  que é um dia atípico, para você? ...risos...
Vamos para a cozinha? Nós estamos vivendo um tempo de muitas comemorações e muita comida à mesa. Eu sinto um grande fastio, quando eu abro a geladeira, depois do dia de natal, e eu encontro muita sobra dos assados. Por isso eu vou sugerir, hoje, uma prato que dá um inovador e saboroso uso às sobras de tender. Um nobre fim para os restos de assado.  Sirva este prato com uma fresca salada verde, e uma taça de um bom vinho tinto e sorria! Vamos celebrar a vida, mais uma vez, a vida merece uma comemoração, todos os dias. ...muitos risos...

Ingredientes
400 g de fatias de tender fatiado finamente. Você pode usar também o bacon.
350 gramas de queijo de pasta mole, se você tiver acesso, o queijo mais indicado é a robiola,
eu improviso com catupiry.
3 gemas grandes de ovos grandes
100 gramas de queijo parmesão ralado
400 gramas de talharine
sal e pimenta do reino a gosto
10 gramas de manteiga

Modo de fazer: Cozinhe o macarrão em  água fervente com sal. Enquanto o macarrão cozinha, misture, em uma tigela, o queijo mole com os ovos, e tempere com 70 g de queijo parmesão, sal e pimenta do reino, a gosto. Escorra o macarrão, ainda "al dente" e tempere com o molho, na tigela. Mexa bem. Enrole o macarrão temperado em um garfo, e envolva com uma fatia de tender. Repita a operação até os ingredientes acabarem. Arrume os rolinhos em uma assadeira untada com manteiga.
Espalhe a manteiga sobre os rolinhos, e o restante do queijo parmesão. Eu gosto de pincelar os rolinhos com o molho do cozimento do tender. Leve ao forno preaquecido a 180º C, por 10 minutos.
Siva com uma salada verde e fresca.

14 de dezembro de 2014

CASSATA SICILIANA NATALINA


Noite de domingo é de matar! Existirá alguém no mundo que goste de uma noite de domingo.? ..risos...
Ah! Se você quiser dividir este pesadelo comigo, é bem provável que, juntos, nós possamos transformar esse pesadelo em um sonho.  Ou até mesmo em uma cassata. ...muitos risos...
Sem eu poder eliminar a noite de domingo do meu calendário, eu resolvi tirar umas férias de mim. Eu estou indo para a Toscana. Tire férias de você, também, e vá comigo para a Toscana. ...muitos risos...
Vamos explorar a gastronomia italiana juntos.
A Cassata siciliana é um típico doce italiano, especificamente de Palermo, em tem raízes na cozinha sarracena. Algumas fontes dizem que o seu nome vem do árabe "quas´at", que significa "bacia grande e redonda. Ela foi criada para comemorar a Páscoa, mas já se incorporou às tradições de Natal. Vamos para a cozinha? Que delícia é eu compartilhar, com você, esta linda festa que é o Natal! Feliz natal para você, onde quer que você esteja...

Ingredientes:

Pão de ló:
10 ovos frescos
300 g de farinha de trigo
250 g de açúcar
raspas de 1/2 limão, siciliano, de preferência.
1 pitada de sal

Recheio:
1 kg de ricota fresca de cabra
280 g de açúcar
100 g de pedacinhos de chocolate
50 g de casca de laranja cristalizada e picada em pequenos cubinhos

Calda para regar:
50 ml de água
raspas de 1/2 limão
150 ml de licor Maraschino

Marzipan
125 g de açúcar
50 ml de água
125 g de farinha de amêndoas
corante alimentar verde
Frutas cristalizadas para decorar.

Glacê para finalizar:
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1/4 de xícara de água.

Modo de fazer: Bata os ovos em batedeira por 15 minutos. Acrescente o açúcar e uma pitada de sal, e bata mais 5 minutos.  Acrescente a farinha de trigo, aos poucos, com um batedor aramado, mexendo delicadamente,  sempre de baixo para cima, para incorporar ar. Despeje a massa em uma assadeira grande, untada e enfarinhada. Eu gosto de forrar o fundo da assadeira com papel manteiga, ou papel alumínio untado e enfarinhado. Asse em forno preaquecido a 170 ºC, por cerca de 30 minutos. Se tiver dúvida, faça o teste do palito. Espete um palito no centro. Se ele sai limpo, o pão-de-ló está cozido.

Enquanto o pão-de-ló está assando, prepare o recheio e o marzipan.
Passe a ricota pela peneira, por duas vezes, para ela ficar bem cremosa. Adicione o açúcar e mexa até obter um creme homogêneo. Junte os cubinhos de chocolate e de laranja cristalizada. Misture, cubra com filme plástico e guarda na geladeira.

Prepare a massa de farinha de amêndoas ou marzipan. Coloque 125 g de açúcar em uma panela com 50 ml de água, e leve ao fogo, até obter um caramelo ralo. Retire a panela do fogo e incorpore a farinha de amêndoas.farinha de amêndoas, até obter uma massa homogênea e firme.  Fica mais fácil se você comprar a farinha pronta, mas fica mais gostoso se você  retirar a pele das amêndoas e triturar num processador ou moer em um moedor. Para retirar a pele das amêndoas, antes de triturar, jogue-as em água fervente, e a pele sai com facilidade. Deixe a massa esfriar e misture o corante verde. Reserve. O uso dessa massa irá depender do tipo de decoração que você deseja fazer.

Prepare a calda para umedecer a massa da cassata. Este passo é opcional, mas é o que mais realça o sabor da cassata. Está cansado? Vamos em frente que vale a pena. ...risos...

Vamos montar a cassata? Eu estou postando duas sugestões. A primeira é a mais clássica e a segunda é a que eu mais gosto. Vamos fazer a montagem clássica.  Abra a massa de amêndoas,  em uma folha de 12 cm de largura, com 1/2 cm de espessura. Corte em duas tiras  de 6 cm, conforme a figura.
Desenforme o pão-de-ló e corte ao meio. Corte uma metade do bolo em tiras de 6 cm, recortando também, como a figura. Use a outra para fazer o fundo. Polvilhe a forma redonda com açúcar e forre a lateral da forma, alternando um pedaço de bolo com pedaços de marzipan. Coloque o fundo com a parte branca do bolo voltada para o fundo da forma. Regue com uma parte da calda e, em seguida espalhe o recheio de ricota. Cubra tudo com os retalhos do pão-de-ló e regue com o resto da calda. Leve ao refrigerador para firmar, desenforme. Leve uma xícara de açúcar de confeiteiro com 1/4 de xícara de água ao fogo. Logo que começar a ferver, com a cor ainda branca, retire do fogo, derrame sobre a cassata e espalhe. Quando secar ela terá um toque brilhante. Agora, divirta-se decorando.AH! O para montar o modelo arredondado, use um ball ou uma tigela, usando quase os mesmos procedimentos. Forre o fundo com o pão-de-ló cortado em tiras, regue com a calda, preencha com o recheio , cubra o fundo com os retalhos do pão-de-ló. Deixe firmar na geladeira, desenforme, cubra com a massa de amêndoas colorida, derrame o glacê e decorre. É simples!  Este prato deve ser preparado de véspera. Feliz natal para você!

RISOTO DE ARROZ PRETO COM SALMÃO E LEGUMES

Fonte: Chef Silvia, da Toscana It
Não foi tão  somente uma vitória.
Foi a minha mais completa rendição!
O teu sorriso entrou em minha trajetória,
e sem pensar eu fui em tua direção...
Fascinada, eu senti o arrepio,
o coração bateu em meu peito, rebelado,
 e, apaixonada, a minha alma se partiu,
e eu fiquei petrificada, do teu lado.
Foi sedução,  foi um amor absoluto,
que me envolveu, quando eu senti o teu abraço,
dançando a música que apenas eu escuto,
sentindo o amor crescendo, em cada passo...
Você me faz renascer, toda a manhã.
Você me faz adormecer, depois do amor.
Eu mordo, sempre, a serpente e a maçã,
quando eu olho o teu rosto sedutor...
Não foi somente o fim de uma  batalha,
foi uma guerra, e nós vencemos, lado a lado.
É a nossa história de amor foi detalha,
em cada um dos meus segredos, revelado.

Tarde de domingo, e um maravilhoso sol atravessa a minha sala. Eu estou rindo, porque eu sei que eu cozinho melhor do que eu escrevo, mas quando eu cozinho e eu escrevo, eu misturo o pecado e o perdão. ...risos...
Boa tarde, para você que não desiste de mim, boa tarde para você que nem sabe quem eu sou. Seja bem vindo. Hoje não iremos preparar um prato fácil, simples e saboroso, com o sotaque, os perfumes e os sabores da Toscana.  Acompanhado de uma alegre e fresca taça de vinho branco, é uma refeição, acompanhado da pessoa amada é uma celebração.  Cheers!

Ingredientes
300 gramas de arroz preto
10 tomates-cereja
3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra-virgem
2 abobrinhas picadas
1 cebola
200 gramas de salmão fresco
150 gramas de salmão defumado
1 colher de sopa de salsa picada
sal e pimenta a gosto
½ xícara de vinho branco

Modo de fazer: Cozinhe o arroz em água e sal, em panela de pressão, por 25 minutos, com 600 ml de água levemente salgada. Enquanto o arroz cozinha, aqueça o azeite e frite a cebola picadinha, até ficar levemente dourada. Adicione a abobrinha picada, os tomates cereja cortados ao meio, e cozinhe por 5 minutos, em fogo baixo. Adicione o salmão fresco, cortado em cubinhos e cozinhe por 2 minuto, junte o vinho branco, adicione sal e a pimenta a gosto, sem esquecer que o arroz já está levemente salgado.Adicione a abobrinha picada, os tomates cereja cortados ao meio, e cozinhe por 5 minutos, em fogo baixo. Adicione o salmão fresco, cortado em cubinhos e cozinhe por 2 minutos, junte o vinho branco, adicione sal e a pimenta a gosto, sem esquecer que o arroz já tem algum. Adicione o arroz cozido e o salmão defumado, cortado em tirinhas. Misture bem, acerte o sal, a pimenta e o azeite. Sirva salpicado com uma generosa porção de salsa picada bem fininha.

12 de dezembro de 2014

ROSCA SICILIANA DE NATAL


Noite linda de dezembro. Depois de uma maravilhosa tempestade, o ar está fresco e limpo, e as árvores tem a aparência relaxada e linda de uma mulher depois do amor. Depois de meses sem chuva, a paisagem está em estado de graça. Há perfume no ar, há uma vibração no ar. Há uma explosão de vida. Há coisas essenciais para os seres vivos. Eu na minha modesta condição de ser vivo, a água e você são essenciais. ...risos...
Eu estou impregnada pelo espírito de Natal. E com este espírito, eu fui buscar, lá nas minhas origens italianas, as tradicionais receitas de Natal.
Na Sicília, o Buccellato é uma doce tradição de Natal. É uma saborosa e rica rosca, muito calórica, devido às gorduras da massa e das nozes, muito adequadas ao clima frio da região. Coberta com mel quente, ele tem um brilho maravilhoso. Esta receita é para você, que está em um lugar frio.
Vamos para a cozinha? Vamos celebrar a vida, porque a vida é uma festa!








Ingredientes
massa

500 g de farinha
4 ovos
200 g de banha de porco (ou 200 g de manteiga amolecida)
200 g de açúcar
100 ml de leite
20 g de amoníaco
casca de 1 de limão ralada

Recheio
100 g de abóbora (frutas cristalizadas, em alternativa)
300 g de figos secos
100 g de uvas passas
50 g de avelãs
50 g de amêndoas
200 g de nozes
100 g de casca de laranja cristalizada
1 colher (café) de cravo moído
4-5 colheres de sopa de mel
Frutas cristalizadas mista para decoração

Modo de fazer: Misture bem as passas, os figos secos picados, as avelãs e amêndoas descascadas e cortadas, a casca de laranja cristalizada picadas, em cubos,  e as nozes picadas grosseiramente, a  abóbora picadinha, misture tudo e reserve.
Prepare a massa, misturando a farinha com o açúcar. Em uma tigela grande, bata 3 ovos com a banha ou a manteiga e as raspas de limão.  Adicione o sal amoníaco no leite e junte aos ovos. Adicione a farinha, aos poucos, até obter uma massa homogênea. Deixe descansar a massa por alguns minutos e abra a massa bem fina. Polvilhe com a mistura de frutas cristalizadas, enrole e feche em um anel. Coloque em uma assadeira com furo no meio, untada e enfarinhada. Pincele com um ovo batido asse em forno preaquecido por 30 minutos, aproximadamente, em forno aquecido a 220º C. Depois de frio, desenforme, regue com 5 colheres de mel aquecido e decore com frutas cristalizada. É lindo, é delicioso, é siciliano. Ah! As pombinhas da decoração eu fiz com uma sobra de massa, cortada com o molde de pombinha. Eu assei separado e colei, depois de regar com mel.

8 de dezembro de 2014

GRATINADO DE ABOBRINHA E PRESUNTO

Uma  linda, morna e silenciosa tarde de feriado.
Os passarinhos estão silenciosos, os meus cachorros estão dormindo e o sol atravessa a minha sala, sem medo de ser feliz. Neste silêncio, eu ouço o som do meu próprio coração. O meu coração se manifesta, furioso, enquanto tudo está em paz. O meu coração somente se acalma, se você está por perto, mas quando você está por perto, o meu coração canta, como um louco. Rindo, eu concluo que o meu coração é um louco, mas ele está vivo e vibrante. Você faz o meu coração ficar louco, mas eu nunca fui tão feliz. Eu concluo, então, que os corações devem mesmo ser loucos.
Eu sei que a cozinha não é um adequado lugar para sonhadores e loucos, mas é que os loucos e sonhadores tem de um maravilhoso poder: eles eles se adaptam em qualquer ambiente. Até mesmo na cozinha. ...risos...
Eu estou muito boazinha hoje! Vamos para a cozinha! Pegue o teu avental e siga-me. Talvez o teu coração também seja um louco. ...mais risos..
O  prato de hoje é um simples prato italiano. Um clássico gratinado de abobrinha e presunto, que pode ser usado como um acompanhamento, mas também como um saudável  prato principal. Sorria! Eu pensei em tudo!

Ingredientes

500 gramas de abobrinha
130 gramas de presunto cozido
100 ml de creme
2 ovos
150 ml de leite
60 g Emmenthal ou outro queijo similar
30 gramas de queijo parmesão ralado
1 dente de alho
noz-moscada
manjerona, orégano
azeite de oliva extra virgem
sal a gosto

Modo de fazer: Corte a abobrinha e cubos. Em uma panela, aqueça o azeite e doure o alho. Acrescente os cubos de abobrinha e refogue, temperando com  manjerona, orégano e adicionando um pouco de água. Cozinhe, tendo o cuidado de deixá-las crocantes Em uma tigela, bata os ovos, o creme de leite, leite, sal e uma pitada de noz-moscada. Coloque a abobrinha na parte inferior de um refratário untado com manteiga e com cerca de 20 cm de largura, com lados altos. Adicione o presunto cortado em pedaços, despeje o conteúdo líquido da tigela e o queijo cortado em cubos.
Polvilhe a superfície com queijo parmesão ralado. Asse por 30 minutos em forno quente a 180 ° e retire quando estiver dourado.

4 de dezembro de 2014

MIL FOLHAS DE BATATAS E QUEIJO

É tão inexplicável, como um pensamento,
o amor que eu sinto, enquanto eu te abraço
Você chegou para mim, trazido pelo vento,
e você me prendeu, como se fosse um laço.

Você me acaricia, em meio a noite escura,
e eu ouço, no silêncio, a tua respiração,
meu pensamento é um lobo faminto que procura,
você dentro da noite, em meio a escuridão.

Não foi um acidente que me trouxe aqui,,
não foi por um acaso que eu te encontrei,
foi uma linda história que eu não esqueci,
foi meu maior amor, e só agora eu sei....


Rindo, eu tenho que concordar com você. Eu exagero um pouco, às vezes, mas só um pouquinho. ...risos...
Você pode ter lá as tuas dúvidas, mas eu tenho as minhas certezas. Sim, há poesia na comida!
Pode haver algo mais poético do que uma refeição com as pessoas amadas ao redor? Pode haver algo mais poético do que um jantar, à luz de velas, com a pessoa amada? Então, aqui estou eu, fazendo a minha deliciosa e simples declaração de amor de hoje. ...risos...
Boa noite para você que gosta de comer bem! Boa noite para você que também gosta de se sentir amado! Boa noite para você que não vive sem muito riso e bom humor.  Boa noite para você que não gosta de nada, mas está aqui. Já é um bom começo! ...risos...
Vamos para a cozinha! O prato de hoje é muito simples e acompanha bem carnes, mas se você não come carne, ele também pode fazer você feliz! Não! Eu não esqueci! Eu ainda quero ver você de avental! ...muitos risos...

Ingredientes:
800 g de batata
6 fatias de queijo fundido
Salsa, tomilho, manjerona e orégano
20 g de manteiga
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Descasque as batatas, lave, seque e corte em fatias finas. Quanto mais finas, melhor fica o prato. Coloque as batatas fatiadas de molho em água fria, durante 5 minutos. Escorra e seque as batatas.  Corte as fatias de queijo em pedaços pequenos e reserve. Lave a salsinha, o tomilho e o orégano,  pique bem fininho e misture com uma pitada de sal.
Forre uma assadeira redonda com papel manteiga untado com manteiga. Distribua uma camada de batatas, sobrepondo levemente. Polvilhe com as ervas picadas e distribua uma camada de queijo picado. Repita a operação, terminando com uma camada de batatas. Regue com a manteiga, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno preaquecido, a 180ºC, por 40 minutos. Verifique o cozimento espetando um palito no centro. O palito deverá entrar sem esforço. Se estiver cozido, retire a cobertura e deixe dourar as batatas, por alguns minutos

2 de dezembro de 2014

BOLO MOKISSIMA DE CAFÉ

"Como a caverna, construída pouco a pouco,
em silêncio, em completa escuridão,
como um sonho, irreal e quase louco,
o teu amor tocou em mim e abriu o chão."

Eu estou com febre. Eu não sei se foram os morcegos das cavernas, se foi o choque térmico com as geladas águas das cachoeiras. A verdade é que a minha temperatura subiu muito. Dá até para assar um bolo. ...risos...
Vamos para a cozinha? Um bolo de café pode compensar o mal estar da febre. O bom é que eu estou com fome, o que significa que o meu organismo está lutando bravamente. Boa noite para você que gosta de cavernas, boa noite para você que gosta de cachoeiras, boa noite para você que gosta de mim! ...risos...



Ingredientes:
Para o bolo

2 e 1/2 xícaras (chá)  de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de  açúcar
3/4 de xícara (chá) de  café bem forte
1/4 de xícara (chá) de leite
150 ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ovos
1/3 colher de chá cannela
1 colher de chá de cacau sem açúcar
1 colher de chá de pó de café finamente moído

Para decorar:
grãos de café coberto com chocolate
pepitas de chocolate branco
açúcar de confeiteiro

Modo de fazer: Separe as claras e bata em ponto de neve, com picos firmes, e bata as gemas com 1 colher de açúcar.  Em uma tigela grande, misture o fermento com a farinha, o café em pó, cacau e canela e açúcar restante. Misture as gemas batidas com o café, o leite e o creme de leite, e incorpore, lentamente, aos ingredientes secos.  Incorpore as claras em neve, misturando tudo, de baixo para cima para manter a aeração das clara em neve. Despeje em uma assadeira untada e enfarinhada e asse em forno preaquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos. Se achar necessário, faça o teste do palito. Insira um palito no centro do bolo. Se o palito sair limpo, está pronto. Desenforme e decore com grãos de café cobertos de chocolate, e chips de chocolate branco. Polvilhe levemente com açúcar de confeiteiro.