22 de novembro de 2014

FILÉ DE TILÁPIA COM CROSTA DE CASTANHA DO BRASIL E ARROZ NEGRO

Eu estou refletindo, e eu cheguei à conclusão que eu sou uma pessoa de muita sorte. Em apenas um mês, eu estarei visitando dois dos mais lindos lugares do Brasil e do mundo. São patrimônios naturais, são incríveis e preservados  tesouros da biosfera. Imagine só que maravilha ir para  Bonito, amanhã, mergulhando em cristalinos rios, explorando cavernas, desfrutando de fabulosas cachoeira? Quer ir também? O convite está feito. ...risos...
Eu acabei de fechara as malas, onde está a minha mais teimosa e desafiadora câmera fotográfica. Ela me deu uma tremenda surra. 
Ela é tão simples. que parece complicada. Agora só falta ela funcionar.
Vamos para a  cozinha? 
Hoje eu preparei esta refeição que eu considero linda, delicada e deliciosa.
Arroz preto, com camarões e filés de tilápia com crosta de castanha do Brasil.
Foi servida com uma saladinha verde e com um fresco e alegre vinho branco.
Eu espero estar impressionando você. ...risos...



Ingredientes
2 pessoas

Tilápia
4 filés de tilápia
6 camarões grandes
1 dente de alho pequeno e amassado
1 pitadinha de gengibre ralado
suco de 1/2 limão médio
sal e pimenta do reino moída na hora, a gosto.
1 ovo
farinha de trigo para empanar
6 castanhas do Brasil trituradas no processador ou liquidificador.
1 xícara de cebolinha e salsa picadas

Arroz preto
1 xícara bem cheia de arroz preto
4 xícaras de água.
2 colheres de óleo ou azeite
1/2 cebola pequena e picada em pequenos pedaços
1 dente de alho amassado

Modo de fazer: Prepare o tempero do camarão e dos filés de tilápia, misturando o dente de alho amassado, o gengibre ralado,
 o suco de limão, o sal e a pimenta do reino. Se você não tem muita prática em salgar, coloque o sal aos pouquinho, e experimente. É sempre melhor errar para menos do que para mais. O sal em excesso acoberta o sabor dos ingredientes e destrói o prato. Tempere os filés e os camarões com este tempero e deixe tomar gosto por 15 minutos.

Arro Preto:
Enquanto toma gosto, prepare o arro preto. Como o arroz preto é um arroz integral, ele demora mais para cozinhar. Use a panela de pressão, para reduzir o tempo de cozimento. Vamos lá: refogue  o alho amassado e a cebola picadinha no óleo. Acrescente o arroz preto e refogue até ele ficar sequinho. Junte a água quente e tampe a panela de pressão. Cozinhe por 25 minutos, após a panela começar a chiar. Use o fogo baixo, para não queimar o fundo e verifique se ainda há água. Se ainda tiver muita, mantenha a panela em fogo baixo. Se tiver pouca, tampe a panela e deixe o arroz terminar o cozimento. Eu gosto de terminar o cozimento em panela de barro. Se você tiver uma, faça isso, porque você pode servir na própria panela, porque ela  mantém a temperatura por mais tempo.

Preparando os filés e os camarões
Enquanto o arroz termina o cozimento, prepare os filés para a fritura. Passe os filés inteiros em farinha de trigo. Bata o ovo em um prato fundo, e mergulhe apenas uma face de cada filé, e passe essa face com ovo na castanha do Brasil triturada. Aperte para grudar e formar uma crosta. Leve uma frigideira grande ao fogo, com azeite e óleo em partes iguais, suficientes para cobrir o fundo da frigideira. Quando o azeite estiver aquecido, coloque a face com a crosta de castanha e frite até dourar. Vire o filés para fritar a outra face. Polvilhe os camarões com farinha de trigo na própria vasilha do tempero, . Coloque os camarões na mesma frigideira dos filés e doure de ambos os lados.
Retire os camarões e os filés da frigideira e frite cebolinha e a salsinha. Retorne os camarões à frigideira e salteie. Monte os pratos, colocando uma porção de arroz, um filé com a crosta para cima e os camarões. Decore com ervas a gosto. Eu acho lindo o tomilho!

21 de novembro de 2014

BOLO CREMOSO DE MANDIOCA

Se eu pudesse mudar o mundo, eu iria fazer os momentos felizes ficarem mais longos, os lugares distantes ficarem mais perto, e as pessoas acordariam mais cedo para ver o sol nascer. Se eu pudesse mudar o mundo, eu faria mais noites de luar e eu iria dormir todas elas, abraçada com você. Se eu pudesse mudar o mundo, as palavras de amor poderiam ser ditas sem punição, eu iria poder dizer boa noite, para você, com beijos e você iria dormir comigo, com a tua perna entre as minhas...


Rindo, eu confesso que eu sou irritantemente romântica, mas eu também adoro deliciosas e práticas coisas, como um bolo de mandioca, aipim ou macaxeira, como é conhecida essa fantástica e versátil raiz, base da culinária indígena. A receita de hoje é simples e absolutamente deliciosa. Vamos para a cozinha? Afinal as coisas mais deliciosas da vida são simples.


Ingredientes
1 kg de mandioca crua, sem casca e picada picado
3 ovos
200 ml de leite de coco
100 g de coco ralado em flocos
2 colheres de margarina
3 xícaras de açúcar
2 copo  de leite

Modo de fazer: Bata a mandioca picada, no liquidificador, com os ovos, a margarina, o leite de coco e o leite. Coloque em uma tigela e misture o coco e o açúcar. 
Despeje em uma assadeira untada, e asse em forno médio, por cerca de 40 minutos.

18 de novembro de 2014

PANQUECAS VERDES DE BRÓCOLIS

Em uma noite, absolutamente escura,
havia, ao longe, só uma luz acesa.
Eram os teus olhos a minha procura,
 era a cura da minha tristeza.
Em uma noite, sem estrela ou lua,
Onde o silêncio absoluto impera,
Você me abraça e a solidão recua,
você me beija e já é primavera...
Em um noite de chuva, triste e  fria,
onde eu pensava não haver mais nada,
você me amou e faz nascer o dia,
e o sol nasceu, em plena madrugada...
Às vezes, a noite é um obstáculo, outras vezes, a noite é uma oportunidade, é uma chance, é um caminho. A escuridão da noite pode ser um atalho entre o teu coração e o meu. Boa noite, para você, que também é capaz de ver a pessoa amada, na  escuridão da noite.
Vamos para a cozinha? Hoje, o prato sugerido, é leve e saudável, para sobrar muita disposição para as coisas que alegram o coração! ...risos...


Ingredientes:
1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
1/2 xícara (chá) de água
folhas de um maço de brócolis lavadas e picadas
1 de sobremesa de fermento em pó
1/2 colher (sobremesa) de sal
3 colheres (sopa) de óleo
2 ovos
azeite para untar e regar

Recheio:
2 dentes de alho picado
1/2 cebola picada
flores de uma maço de brócolis
1 colher (sopa) de azeite
sal a gosto

Modo de fazer: Bata as folhas do brócolis com a água, até ficar bem líquido e verde. Acrescente os demais ingredientes da massa e bata até obter uma massa homogênea. Deixe descansar, enquanto prepara o recheio. Aqueça o azeite em uma frigideira. Refogue o alho e a cebola, até ficar levemente dourados e acrescente as flores de brócolis, cozidas " al dente" em água e sal e picadas. Refogue e reserve. Frite  a massa em frigideira antiaderente, até esgotar a massa. Coloque uma porção de recheio em cada panqueca, e enrole. Coloque em uma assadeira untada com azeite, regue com um fio de azeite e leve ao forno médio, preaquecido, por 5 minutos. Sirva em seguida.




10 de novembro de 2014

TORTA HOLANDESA CREMOSA.

Eu sempre procuro olhar os fatos pelos mais diversos pontos de vista, por que as coisas podem mudar de significado, quando se muda o modo como se olha. O mundo pode ser lindo ou muito feio, dependendo de como se olha para o mundo.  Rindo, eu constato que há coisas que podem nos surpreender, mesmo quando nós acreditávamos conhecê-las.  Bem, todas essas reflexões são decorrentes de algo bem real. Bem, eu comprei uma câmera subaquática de primeira linha, e eu estava tentando decifrar esta bendita câmera, por vários dias. Primeiro faltava a bateria, depois o cartão de memória e hoje, finalmente completa, eu descobri, decepcionada, que ela não tem visor. Como pode uma câmera fotográfica tão cara não ter um mísero visor. Moral da história: muitas vezes nós olhamos para as coisas ou para as pessoas, mas nós não as vemos. Simples assim! Bem, depois de uma decepção tão grande,  só indo para a cozinha. Que tal inovar com esta torta maravilhosa, cremosa e cheia de atitude? Ah! Em tempo: muitas vezes nós olhamos ser ver; mas outras vezes nós não podemos ver com os nossos olhos, mas nós enxergamos com a nossa percepção. Eba! Hoje tem torta! Esta nós podemos ver e, ela é deliciosa por todos os pontos de vista. ...risos...


Ingredientes:
Massa
1 pacote de biscoito maisena
100 g de manteiga sem sal

Para as laterais:
1 pacote de bolacha calypso ou um similar com uma face coberta de chocolate
Recheio
200 g de chocolate branco
1 colher de chá de gelatina incolor
1 xícara de chá de creme de leite
1 xícara de chá de cream cheese
2 colheres de sopa de açúcar
2 claras em neves (2 ovos grandes)
1 colher de chá de essência de baunilha

Cobertura:
200g de chocolate meio amargo
2 colheres de sopa de creme de leite

Modo de fazer: Triture a bolacha de maisena.  Derreta a manteiga e misture com a bolacha triturada. Eu uso o processador e misturo a manteiga no processador. Isto me permite reduzir um pouco a gordura da massa, porque assim que eu vejo que deu liga, eu paro de adicionar a manteiga. Forre o fundo de uma forma de 25 cm com fundo removível com essa mistura de bolacha e manteiga, arrume as bolachas redondas ao redor da forma e leve à geladeira por 30 minutos, até endurecer.
Bata o cream cheese com o açúcar, até obter um creme fofo. Hidrate a gelatina incolor, derreta o chocolate branco em banho Maria e adicione ao creme. Bata mais um pouco na batedeira e acrescente a essência de baunilha e o creme de leite. Bata até virar um creme. Bata as claras em neve e incorpore delicadamente ao creme. Coloque o creme no meio da massa e leve para gelar por 4 horas.
Prepare a cobertura, levando o creme de leite com o chocolate picado ao microondas por cerca de 2 minutos, sem deixar ferver. Mexa bem, até obter um creme liso e brilhante. Cubra o recheio da torta e leve ao refrigerador para endurecer.  Decore e sirva. Dá cerca de 16 porções.

7 de novembro de 2014

QUINDÃO DIET - DIABETES


"E de repente, espalhada sobre a areia,
havia estrelas, e cascalhos de corais,
e de repente eu me senti uma sereia,
uma mulher com poderes especiais...
Eu mergulhei e eu nadei com os golfinhos,
e eu me escondi no silêncio dos ninhais,
e sobre o mar, eu voei com os passarinhos,
em livres vôos, em manobras radicias...
E como um belo e incrível ser marinho,
que comanda o movimento das marés,
sobre as águas, como um anjo eu caminho,
pisando estrelas com planta dos meus pés..."

Uma morna noite de sexta feira, com uma imensa lua cheia no céu. Eu estou sentada no tapete da sala, mas o meu pensamento está na mais bela praia do mundo, nesta noite de luar, pisando naquelas douradas areias. Rindo, eu penso que este quindão lembra bem uma lua cheia. Vamos então, comer, sentados nas finas areias da praia do Sancho, pedaços desta lua cheia, doce, mas sem açúcar. Vamos para a cozinha, porque a noite pede  momentos doces, mesmo que sem açúcar. ...riso...
Falando sério, agora. Esta sobremesa é dedicada para quem não pode comer açúcar, mas merece uma sobremesa, porque comeu toda a refeição direitinho. ...risos...
Vamos lá! mãos à obra!

Ingredientes:
1 colher (sopa) de queijo ralado light
1/2 colher (sopa) de margarina light
1 xícara (chá) de leite desnatado
1/2 xícara (chá) de adoçante em pó
50 g de queijo ralado sem açúcar
1 lata de leite condensado diet
2 gemas
2 ovos

Modo de fazer: Junte todos os ingredientes no liquidificador e bata por 1 minuto. Coloque a mistura em uma forma com buraco no meio e untada. Leve para assar em banho, em forno médio, por aproximadamente 1 hora. Deixe amornar, desenforme e leve para gelar.

3 de novembro de 2014

RISOTO DE QUEIJO COM CAMARÃO NA TIGELA DE PARMESÃO

Eu estive em Fernando de Noronha, e esta foi uma inesquecível experiência. É um o mais lindo lugar que eu já vi. Eu creio que nenhuma palavra pode descrever as sensações em Noronha. As cores do mar, a cristalina água, a fantástica fauna marinha, a paz dos ninhais, os golfinhos rotadores, as flores do Mulungu, o desafiador e deslumbrante relevo. Tudo me fascinou. A gastronomia à base de peixes e frutos do mar, também me encantou. Agora, tudo é saudade, informação e fotografias, muitas e lindas fotografias. Eu fiquei muito bem impressionada com a conservação do parque, com os cuidados e o controle de acesso ao locais mais sensíveis, como os recifes de coral. Eu fiquei preocupada com o futuro de Noronha, já que a energia é gerada e a água é dessalinizada com a queima de 600 mil litros de óleo diesel, apenas uma pequena parte do esgoto é tratado e não há coleta de lixo seletivo. Há enfim, boas e más notícias vindas do paraíso. Eu vou investir nas boas notícias. Lá eu fiquei encantada com este prato. Quer sentir o gostinho? Vamos para a cozinha. Aproveite para dar uma espiadinha na ilha, também. Boa noite, para você que, como eu, também gosta de boa comida de lugares lindos. Vamos juntos! Sozinho, este prato é uma refeição, acompanhado de uma taça de um bom vinho branco, de uva Chardonnay ou Sauvignon Blanc, é uma festa. Ao lado da pessoa amada é um celebração. Vamos celebrar a vida, as maravilhas deste mundão de meu Deus, e ao amor, que dá cor e sabor à vida.
Ingredientes
Receita para 4 pessoas
Camarão

500 g de camarões grandes e limpos
500 g de camarões médios limpos
1 dente de alho
suco de meio limão siciliano pequeno
pimenta do reino a gosto
1 pitada de gengibre ralado
1 pitada de casca de limão ralado

Risoto
500 g de arroz arbóreo
2 colheres de óleo
1 dente de alho picado
1 litro de caldo de legumes
1/2 copo de vinho branco seco
1 fatia grossa de queijo blue cheese
100 g de queijo grana padano
2 colheres de manteiga sem sal
salsinha picada a gosto

Para a tigela de parmesão
500 g de queijo parmesão ralado grosso
1 tigela rasa, para molde.

Modo de fazer: Prepare o tempero, juntando o alho espremido, a pimenta do reino ralada na hora, as raspas de limão e gengibre. Junte o suco do limão e tempere com o sal necessário para salgar todos os camarões. Tempere os camarões separados, mas com o mesmo tempero, e reserve.
Prepare as tigelas de parmesão, aquecendo um frigideira média.
Abaixe o fogo e espalhe 1 quarto do queijo parmesão ralado, até fundir, como um tapioca. Retire ainda quente e e forre a tigela, para modelar. Deixe esfriar, até ficar firme. Repita a operação, até obter 4 tigelas de parmesão e reserve.
Prepare os camarões, enquanto o risoto cozinha, utilizando duas frigideiras. Uma para fritar os camarões grandes, outra para os pequenos. Aqueça as frigideiras com uma generosa porção de azeite e de manteiga. Frite os camarões pequenos separados dos grandes. Os pequenos cozinham em menos tempo. Doure todos os camarões de todos os lados, Esse é um procedimento rápido, porque o camarão cozinha muito rápido. Cerca de 2 minutos cada lado. Retire do fogo reserve em um lugar aquecido.
Prepare o risoto, levando uma panela ou um wok ao fogo, com o azeite. Frite o alho bem douradinho e adicione o arroz arbóreo. Frite por alguns momentos e adicione o vinho. Quando o vinho evaporar, adicione uma concha do caldo de legumes, e vá mexendo até incorporar. Junte mais uma concha de caldo, e sempre que ela for incorporada ao arroz, repita a operação. O arroz deve ficar úmido, macio, mas "al dente". Junte, então, os queijos e a salsinha e mexa até incorporar bem. Adicione a manteiga e mexa até ficar brilhante. Por último, junte os camarões pequenos fritos, e misture. Está pronto para servir. Coloque uma tigela de parmesão em cada prato de servir, coloque um porção do risoto dentro dela, e 1 camarão grande sobre tudo. Decore o prato a gosto e sirva com um maravilhoso vinho de uvas Sauvignon Blanc ou Chardonnay. Isto é divino! Faça, para impressionar você mesmo. coma para impressionar os teus sentidos.