30 de abril de 2012

CODORNAS AO CONHAQUE

Ingredientes:
200 g de presunto gordo
4 colheres de sopa de manteiga
6 codornas limpas
6 cebolinha novas ou 2 cebolas médias picadas
1/2 copo de conhaque
sal e pimenta a gosto
noz moscada
1 ramo de tomilho
3 fatias de pão de forma

Modo de fazer: Pique o presunto em pedacinhos, coloque em uma panela com 1 colher de manteiga e deixe dourar sem escurecer. Retire somente o presunto e reserve. Junte mais um colher de manteiga à que restou na panela e doure as codornas com as asas e a pernas presas por palitos para ficarem alinhadas com o corpo, virando sempre para fritarem por igual. Junte, em seguida, o conhaque e retire do fogo, deixando repousar por 10 minutos. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada, junte o presunto frito, o tomilho e torne a levar ao fogo bem baixo, deixando cozinhar até que as codornas fiquem macias. Corte as fatias de pão em 4 e frite na manteiga. Guarneça as codornas com pedaços de pão frito.


CAMARÃO NA MOSTARDA

Ingredientes: 
600 g de camarões limpos
3 xícaras de creme de leite
3 colheres de sopa de manteiga
1 cebola pequena ralada
1 colher de sobremesa de salsinha picada
1 colher de sopa de mostarda
1 xícara de vinho branco
1/2 colher de sopa de conhaque
molho inglês a gosto
pimenta do reino branca e sal a gosto

Modo de fazer: Doure os camarões na manteiga e adicione a cebola, a mostarda, as salsinha, o sal, a pimenta, o molho inglês, o vinho branco e deixe refogar rapidamente. Junte o conhaque, o creme de leite e mexa até que o molho fique consistente. Sirva acompanhado de arroz branco.  Caso o molho fique muito denso, acrescente um pouco de vinho branco e, em caso contrário, acrescente um pouco de farinha de tringo. Eu arrisco um sauvignon blanc chileno.

PAVÊ DE CAMARÃO

Esta  é uma receita inovadora, que usa biscoitos doces numa receita salgada.

Ingredientes:
2 colheres de azeite
1 cebola média ralada
1 colher (sopa) rasa de sal
1 colher (sopa) de salsa picadinha
2 tomates médios picados
2 colheres (sopa) de óleo
1/2 kg de camarões pequenos descascado
2 xícaras (chá) de leite
2 colheres (sopa) de extrato de tomates
1 caixa de biscoito inglês
1/2 kg de requeijão tipo catupiry

Modo de fazer: Em uma panela, leve ao fogo o azeite, a cebola e o sal. Deixe fritar até dourar. Adicione a salsinha, os tomates e o óleo, mantendo em fogo brando até refogar bem. Junte o camarão e deixe refogar novamente por 10 minutos. Retire o camarão com o auxilio de uma escumadeira e reserve. Adicione o leite e o extrato ao refogado, misturando bem e conservando no fogo por 2 minutos. Retire, passe os biscoitos pela mistura, furando com um garfo para absorver bem o molho. Forre o fundo do refratário com metade do requeijão, disponha os biscoitos sobre ele e espalhe os camarões e cubra com o requeijão restante e salpique com queijo ralado grosso. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido e moderado, por 10 minutos. Sirva a seguir



PÃO INTEGRAL COM FUBÁ DE MILHO
















Ingredientes
1 tablete de fermento biológico
1/4 de xícara de água morna para dissolver o fermento
1/4 de xícara de melado
1 colher de chá de sal
3 colheres de sopa de óleo
3/4 de xícara de água fervente
1 ovo ligeiramente batido
1 1/2 de farinha de trigo integral
1/2 xícara de fubá
Para polvilhar o pão: 1 colher de chá de sal, 1 colher (sopa) de fubá.

Modo de fazer: Dissolva o fermento em 1/4 de xícara de água morna, tape-o e deixe crescer.
Ferva a água e, em uma tigela grande derrame-a sobre o fubá (1/2 xícara), o óleo, o melado e o sal. Deixe amornar e misture tudo muito bem. Junte um ovo batido, o fermento dissolvido e 1 1/2 de farinha de trigo. Bata bastante e vá juntado o restante da farinha até formar uma massa macia para ser amassada com as mãos. Sove-a até ficar suave. Coloque o pão em uma assadeira de pão de forma untada, cubra e deixe crescer até dobrar de volume. Antes de assar, misture o sal com a colher de fubá e polvilhe o pão. Asse por cerca de 35 minutos

PAVÊ DE DOCE DE LEITE E AMEIXA

Eu adoro essa combinação do doce de leite com a ameixa preta.

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
200 g de ameixa preta
1 lata de creme de leite
1 pacote de biscoito maisena
1 xícara de suco de laranja

Creme
1 lata de leite condensado
2 colheres de maisena (amido de milho)
1 xícara de leite
6 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de fazer: Cozinhe o leite condensado por 30 minutos em panela de pressão, a partir do ponto de fervura. Deixe esfriar bem. Cozinhe a ameixa com água com 3 colheres de açúcar por 10 minutos. Escorra e pique. Em uma tigela misture o doce de leite com a ameixa e o creme de leite e reserve.

Em uma panela, misture o leite condensado, o amido de milho dissolvido no leite e o cacau. Leve ao fogo, sem parar de mexer e cozinhe até engrossar. Deixe esfriar.

Montagem: Em um refratário intercale camadas de biscoitos umedecidos no suco de laranja, creme de ameixa e creme de chocolate. Leve à geladeira por no mínimo 6 horas.

TORTA MOUSSE DE COCO

Heheheheh!!!É de coco eu gosto!

Ingredientes:
2 pacotes de biscoito sabor chocolate triturado (400 g)
4 colheres de sopa de manteiga ou margarina
coco ralado para polvilhar

Recheio
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 vidro de leite de coco (200ml)
1 lata de leite de condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 lata de creme de leite
200 g de coco ralado fresco

Cobertura
300 g de chocolate meio amargo derretido
1 lata de creme de leite

Modo de fazer: Em uma tigela misture o biscoito triturado e a manteiga ou margarina e misture bem até formar uma farofa. Forre o fundo de uma assadeira de fundo removível de 20 cm de diâmetro. Dissolva a gelatina no leite de coco em banho maria e bata no liquidificador com os demais ingredientes do recheio, menos o coco. Após bate, junte o coco e mexa. Espalhe sobre a massa de biscoitos e gele por mais de 2 horas. Derreta o chocolate com o creme de leite em banho maria ou no microondas, cubra a mousse, salpique com coco ralado  e sirva...

BOEUF BOURGUIGNONE

Mais um prato para cozimento em microondas. Não é a minha praia, mas pode ser a sua...

Ingredientes para 4 porções:

120 g de toucinho defumado
2 cebolas médias picadas
750 g de alcatra cortada em cubos
200 g de champignons fatiados
1 cenoura grande descascada e picada
2 colheres de farinha de trigo
1 1/2 xícara de vinho tinto
1/3 xícara (80 ml) de caldo de carne
2 colheres de sopa de conhaque
2 dentes de alho amassados
1/2 colher (chá) de orégano
1/2 colher (chá) de tomilho
1 colher (sopa) de salsa picada
sal e pimenta a gosto.

Modo de fazer: elimine o couro do toucinho, corte em cubinhos  e coloque numa tigela. Acrescente a cebola, cubra e leve ao microondas em potencia alta por 5 minutos. Junte a carne, os champignons e a cenoura e leve novamente ao microondas em potência alta, por 5 minutos, mexendo no meio desse tempo. Acrescente a farinha de trigo diluida no vinho tinto, o caldo de carne, o conhaque, o tomilho e a salsa, cubra e leve ao micro por mais 2 minutos. Tempere com sal, pimenta do reino, mexa e leve,sem tampar, ma potência máxima, por 10 minutos. Mexa novamente, cubra e cozinhe, em potência média, por mais 15 minutos., ou até a carne ficar bem macia. Deixe descansar 10 minutos e sirva.

27 de abril de 2012

NHOQUE DE RICOTA E ESPINAFRE

Essa é uma massa de incríveis sabores e perfumes

Ingredientes:
200 g de espinafre
400 g de ricota
250 g de farinha de trigo
2 ovos
110 g de queijo parmesão ralado
100 g de manteiga
6 folhas de sálvia
sal e pimenta do reino a gosto







Modo de fazer: Lave o espinafre e leve ao fogo baixo com um pouco de sal, numa panela sem água por alguns minutos ( o espinafre libera líquido suficiente para o seu cozimento). Escorra e esprema bem e pique bem fininho. Amasse a ricota com o espinafre e acrescente 200 g de farinha de trigo, 80 g de parmesão ralado, ovos, sal e pimenta e misture bem até obter uma massa homogênea.
Faça bolinhos ovais, passe na farinha de trigo restante e deixe repousar sobre a mesa por, no mínimo, 1 hora. Ferva bastante água com um pouco de sal em uma panela, e cozinhe os nhoques, aos poucos, reservando os cozidos em lugar bem quente. Para ter certeza de que estão cozidos, retire-os da água, 1 minutos após subirem à superfície. Derreta a manteiga com as folhas de sálvia, deixando por 2 minutos para aromatizar bem. Despeje sobre os nhoques, salpique com o restante do queijo ralado. Sirva bem quente. Acompanha bem este prato, um vinho tinto, encorpado e com aromas de frutas, como um Chianti ou um Cabernet Sauvignon.


MEIA LUA DE PARMESÃO E TOMATES SECOS

Hoje eu fiz este prato que é realmente maravilhoso. Sabores intensos e harmoniosos. É um caleidoscópio de sabores. O sabor marcante do parmesão iluminado pelo sabor da casca do limão, a harmonia delicada do tomilho, com o tomate seco e o creme de aspargo. Simplesmente divino. Vale a pena colocar literalmente a mão na massa.  Este prato foi criado pelo chefe Marco Parizzi,de Parma, na Itália, mas foi amado com paixão aqui no Brasil e perfeitamente harmonizado com um bom vinho verde português.É a culinária derrubando fronteiras. ESTE PRATO MERECE 10 ESTRELAS. É O PRATO NÚMERO 1 DAS MINHAS RECEITAS TOP TEN! DIVINO!

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
5 ovos
1 g de açafrão em pó
300 g de queijo  parmesão ralado
50 ml de creme de leite fresco
100 ml de caldo de carne
casca de 1/2 limão ralado
uma pitada de noz moscada
150 g de aspargos frescos e limpos
3 ramos de tomilho
50 g de tomates secos
talos de cebolinhas
azeite extra virgem a gosto
sal a gosto

Modo de fazer: Bata os ovos com o açafrão no liquidificador. Coloque a farinha sobre a mesa, faça um buraco no centro, despeje os ovos batidos, uma pitada de sal e sove a massa até que fique lisa. Deixe repousar por 1 hora. Prepare o recheio, misturando o queijo ralado,  o creme de leite fresco, o caldo de carne, as cascas de limão e a noz moscada. Abra a massa em duas folhas, numa delas distribua pequenos quantidades de recheio. distantes 3 cm da borda. Cubra com a outra folha de massa, cortando em forma de meia lua, com a carretilha canelada. Aperte bem as bordas com os dedos, formando uma crista. Cozinhe os aspargos com água e sal, corte as pontas e reserve. Bata os talos no liquidificador, coe e coloque o purê restante numa panela. Em outra panela, aqueça um fio de azeite e adicione tomilho. Acrescente os tomates secos picados em pequenos pedaços, o caldo de carne restante e cozinhe por alguns segundos. Cozinhe os ravioles com água e sal, escorra e despeje na panela com o azeite, os tomates e junte os aspargos. Misture bem. Aqueça o pure de aspargos, distribua em pratos individuais e, sobre ele, disponha as meias-luas, decorando com talos de cebolinha. Esse prato de sabor intenso, pode ser harmonizado com um Pinot Branco ou um bom vinho verde português. Bom apetite!

CHARLOTTE COM FRUTAS CRISTALIZADA

Hoje eu estou triste. Mesmo assim vou postar uma sobremesa que eu amo. Não como muito, mas amo muito!

Ingredientes:
2 caixas de biscoito champanhe ou ingês
5 gemas
1/2 xícara (100g) de açúcar
1 colher (sopa) de maizena
1/2 xícara (chá) de leite frio
1 xícara de leite quente
casca ralada de 1 limão
1 envelope de gelatina branca em pó (12g), sem sabor e dissolvida conforme instruções da embalagem.
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadinhas e deixadas de molho em uma tigela com 1 xícara de suco de maracujá adoçado a gosto
1 1/2 xícara (360 ml) de creme de leite fresco, batido em ponto de chantilly

Modo de fazer: Forre um forma redonda e sem buraco no centro, com papel manteiga, ou filme de pvc, deixando uma borda de 2 cm. Cubra o fundo com biscoitos, deixando a parte curva voltada para o fundo. Forre a lateral, sempre deixando a parte curva em contado com a forma. Coloque numa panela o açúcar, as gemas e a maizena e bata até obter um creme claro. Junte o leite frio, aós poucos, misturando bem. Acrescente  então o leite quente e a casca ralada de limão. Leve ao fogo brando, mexendo sempre, tendo o cuidado de não deixar a mistura ferver. Quando estiver quase fervendo, retire do fogo. Junte a gelatina dissolvida e misture. Passe esse creme por uma peneira fria e deixe esfriar. Quando esfriar, junte as frutas cristalizadas e o creme de leite, com cuidado e aos poucos, para não perder o volume e a consistência. Coloque um pouco do creme sobre os biscoitos, na forma, para manter os biscoitos no lugar e leve a geladeira para firmar. Funciona como um cimento. Retire da geladeira e preencha a forma com creme restante. Cubra a forma com filme de pvc e leve à geladeira por 8 horas. Corte, com cuidado a parte excedente dos biscoitos, deixando bem rente ao creme. Para desenformar, vire no prato de servir e levante a forma cuidadosamente. O papel manteiga ou o filme de pvc, deve sair junto. Retire e decore com pitangas de chantilly e cerejas em calda escorridas ou cristalizadas. Quando não for servir o doce para crianças, você pode substituir o suco de maracujá por rum.

26 de abril de 2012

TORTA DE CHOCOLATE COM CREAM CHEESE

Ingredientes: 
1 caixa de biscoito inglês moído
450 g de chocolate meio amargo partido em pedaços
1 tablete de cream cheese
1 xícara de açúcar
1 1/2 xícara de creme de leite misturado com 1 colher de suco de limão
2 ovos
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha

Modo de fazer: espalhe os biscoitos fragmentados no processador ou no liquidificador sobre uma forma redonda untada e forrada com papel manteiga, comprimindo-o. Derreta 300 g de chocolate em banho maria ou no microondas e reserve. Bata o cream cheese e o açúcar, adicione o creme de leite com o limão, os ovos, o cacau em pó e a baunilha. Junte o chocolate reservado e misture. Asse até o centro da torta ficar cremoso e as bordas começarem a rachar. Retire e deixe esfriar. Cubra com papel alumínio e leve à geladeira por seis horas, no mínimo. Desenforme. Derreta o resto do chocolate em banho maria ou microondas e coloque num saco do confeitar. Retire o papel manteiga da torta e decore-a fazendo tiras de chocolate com o saco de confeitar.

PUDIM DE CHOCOLATE COM PÉ-DE-MOLEQUE

Pé-de-moleque é um doce brasileiríssimo feito de caramelo e amendoim, com algumas variações. Vou postar a receita depois. Mas esse pudim é uma loucura...É paixão ao primeiro olhar.

Ingredientes:
150 g de chocolate meio amargo
1/4 de xícara de manteiga
6 gemas
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
3 colheres de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de maisena
5 claras

Cobertura:
1/4 de xícara de pé-de-moleque fragmentado grosso.

Para pulverizar: 
1 colher (chá) de chocolate em pó

Modo de fazer: Unte com manteiga um forma redonda com buraco no centro. Polvilhe o chocolate em pó com 1/2 colher de açúcar. Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas.
Numa batedeira, bata a manteiga, as gemas e a baunilha por cinco minutos. Desligue o aparelho e reserve. Numa tigela, misture a farinha de trigo, o açúcar e a maisena e junte à mistura de gemas. Adicione o chocolate derretido e mexa para ficar bem homogênea. Bata as claras em neve, até obter picos firmes e junte à massa, delicadamente, com a espátula. Transfira para a forma e leve ao forno em banho-maria. Diminua a temperatura do forno e asse por 45 minutos.
Retire, deixe amornar e leve à geladeira por duas horas, no mínimo. Desenforme, passando uma faca ao redor do pudim e cubra com o pé-de-moleque.



EMPANADAS DE ESPINAFRE E RICOTA

Ingredientes:
Massa:
200 g de farinha de trigo
1 clara
1 colher de sopa de leite
1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem
1 colher de café de sal
farinha de trigo para enfarinhar a mesa
azeite de oliva para untar

Recheio:
500 g de espinafre
1 minicebola
250 g de ricota
1 ovo
casca ralada de 1 limão
noz-moscada
sal e pimenta do reino

Modo de fazer: Peneire a farinha e coloque no centro o sal e o azeite. Acrescente aos poucos 125 ml de água morna e sove a massa até ficar bem homogênea. Cubra com um pano e deixe descansar por 30 minutos. 
Limpe e lave o espinafre, reservando algumas folhas para decorar. Cozinhe o resto em uma panela sem adicionar água. Escorra o espinafre, esprema-o bem e pique bem fininho. Pique a cebola bem fininha e misture ao espinafre, juntamente com a ricota, o ovo, a casca de limão ralada, uma pitada de sal e uma de noz moscada ralada. Tempere com pimenta do reino moída na hora e misture bem. Abra a massa bem fina e corte, com um cortador de massa, em quadrados de 10 cm. Coloque uma colher do recheio no centro e dobre no meio para obter um triângulo. Sele as bordas, apertando bem com o garfo e coloque as empanadas em uma assadeira untada com azeite. Pincele a superfície com clara batida com leite e asse no forno pré-aquecido, a 180º, por 25 minutos ou até ficarem douradas. Retire do forno e sirva em travessa decorada com ramos de espinafre. Sirva com um vinho branco de uva Chardonnay europeu, refrescado até 8°.

PÃO DOCE DE AMÊNDOAS

Li, num belo livro sobre a cozinha mediterrânea, essa deliciosa lenda sobre as amendoeiras. Como sou uma romântica de dar dó, eu até chorei quando li: "Um lenda grega conta por que a amêndoa é a primeira das plantas a florescer. Demofonte e Filide, prometidos em casamento, forma separados devido à morte do pai do jovem, que foi obrigado a retornar para Atenas. Vendo que seu amado demorava a voltar, Filide se desesperou e se matou. Sobre o seu túmulo, nasceu uma amendoeira, que Demofonte, ao retornar, molhou com as suas lágrimas. Os deuses, comovidos com tanto sofrimento, fizeram florir prematuramente a planta, que se cobriu de flores como um sinal de amor eterno..." Bem vamos fazer um pão com esta lenda?

Ingredientes:
3 claras de ovo
100 g de açúcar
100 g de amêndoas sem peles
100 g de farinha de trigo
1/2 colher de café de fermento em pó

Modo de fazer: Peneire a farinha com o fermento. Bata as claras em neve com uma pitada de sal na batedeira e, sem parar de bater, acrescente 1 colher de sopa de açúcar por vez, até obter um merengue bem firme.
Acrescente as amêndoas inteiras, com cuidado e acrescente a farinha de trigo, com muita delicadeza para não perder a aeração. Quanto a massa estiver bem misturada, despeje numa forma de pão de forma forrada com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido, a 180ºC por 40 minutos. Desenforme sobre uma grelha e sirva.


25 de abril de 2012

MOUSSE DE CHOCOLATE COM MENTA

Escolhi essa mousse porque ela é fresquinha e cheirosa. Pode beijar à vontade...

Ingredientes:
1/4 de xícara de água
1/3 de xícara de licor de menta
1 colher (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1 xícara de chocolate meio amargo em pedaços
4 ovos
1 lata de creme de leite

Ingredientes: Misture a água e o licor numa panela pequena. Polvilhe a gelatina, junte metade do açúcar e leve ao fogo, mexendo até que se dissolvam. Junto o chocolate e mexa até que derreta. Retire do fogo.
Separe as claras das gemas, acrescente uma gema de cada vez ao creme de chocolate, mexendo bem. Deixe esfriar. Bata as claras em neve. Aos poucos junte o açúcar restante, batendo até obter o ponto de suspiro. Acrescente delicadamente à mousse. Bata vigorosamente o creme de leite até engrossar e acrescente ao chocolate, despeje numa forma e deixe na geladeira de um dia para o outro.

24 de abril de 2012

ROSBIFE COM COGUMELOS

Ingredientes:
600 g de carne para rosbife (contra-filé, alcatra)
400 g de cogumelos frescos (shitake, pleurotus)
1/2 taça de vinho branco seco
1/2 xícara de caldo de carne
2 dentes de alho
1 ramo de alecrim
5 folhas de sálvia
hortelã
10 g de manteiga
azeite de oliva extravirgem
sal e pimenta do reino preta.

Modo de fazer: Lave e pique bem fininho a sálvia e as folhas de alecrim. Descasque e pique 1 dente de alho. Junte esses ingredientes numa vasilha e ajuste o sal e a pimenta. Faça furos na peça de carne e insira a mistura de temperos. Amarre a carne com barbante e doure em panela antiaderente com manteiga e 2 colheres de azeite por cerca de 5 minutos. Acrescente o vinho e deixe evaporar em fogo alto. Tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe mais 10 minutos. Retire a panela do fogo e ponha para descansar. Limpe os cogumelos, retire o talo e corte-os em fatias. Descasque o outro dente de alho e doure-o em um pouco de azeite. Junte os cogumelos e salteie em fogo alto até secar a água eliminada por eles. Abaixe o fogo e tempere com sal e pimenta. Lave as folhas de hortelã e junte-as aos cogumelos. Cozinhe por 15 minutos, adicionando de vez em quando, um pouco de caldo de carne.
 Corte a carne em fatias finas, arrume-as numa travessa e junte com os cogumelos. Regue com o molho do cozimento e sirva  com um Merlot.

CARNE COM BANANAS DA TERRA

Ingredientes:
600 g de carne bovina
1 lata de polpa de tomate
2 limões
2 taças de vinho branco seco
2 dentes de alho
1 cebola
orégano
 2 folhas de louro
1 colher de café de cominho
3 bananas da terra
 sal e 1 colher de sopa de pimenta do reino.

Modo de fazer: Faça uma marinada com o suco de 1 limão, 2 dentes de alho picados, a pimenta do reino quebrada, o vinho, o sal, o orégano, a pimenta. a cebola,  as sementes de cominho,e as folhas de louro. Corte a carne em pedaços e deixe marinar por 24 horas.
Depois desse período, asse a carne no forno a 180°, junto com a marinada e os tomates numa assadeira por 45 minutos, sem deixar secar o molho.
 Descasque as bananas da terra e corte em rodelas finas de 0,5 cm e frite as em uma frigideira anti-aderente levemente untada. Quando estiverem crocantes, retire da frigideira e seque-as em papel toalha, mantendo em local aquecido. Retire a carne do forno e sirva com as bananas da terra, decorado com fatias de limão e folhas de louro. Você pode harmonizar com um vinho rosé levemente frisante e bem fresco.

FILÉ COM CROSTA FOLHADA

Ingredientes:

700 f de filé mignon
250 g de massa folhada
150 g de peito de frango
150 g de brotos de agrião (ou agrião hidropônico miúdo)
1 ovo
100 ml de creme de leite fresco
30 g de manteiga
sal a gosto
pimenta do reino preta a gosto.

Modo de fazer: Limpe e lave o agrião e reserve algumas folhas para decorar. Cozinhe o resto em água e sal por alguns minutos. Escorra, esfrie em água corrente e pique bem fininho. Separe a clara da gema do ovo.
Bata o peito de frango sem osso no processador até obter uma pasta, junte as claras, o agrião picado e o creme de leite e tempere com sal. Derreta a manteiga numa frigideira e doure uma peça inteira de filé, virando a cada 2 ou 3 minutos. Tempere com sal e pimenta e deixe esfriar.
Abra 200 g de massa folhada com o rolo e espalhe sobre ela a pasta de frango, cuidando para deixar uma borda com pelo menos 4 cm de cada lado. Coloque o filé no centro e enrole a massa ao redor da peça de carne.
Com uma parte da massa restante, faça recortes ovais imitando folhas e marque as bordas com um garfo para sugerir o rendado da folha. Com o restante da massa faça o caule das folhas. PIncele a massa folhada com a gema batida e grude sobre o rocambole as folhas recortadas. Asse em forno preaquecido a 180°C por 18 a 20 minutos, até a massa ficar dourada. Sirva o filé cortado em fatias grossas, decorando o prato com folhas de agrião. Sirva com um bom vinho de uvas sangiovese da Toscana.

PATINHO AO ALECRIM

Carne vermelha! Quatro delícias perfumadas com ervas...

Ingredientes: 
1 kg de patinho
2 dentes de alho
200 g de tomates-cereja
2 cebolas pequenas
2 cebolas roxas
2 talos de salsão
azeite extravirgem
galhos de alecrim
sal e pimenta do reino preta.

Modo de fazer: Tempere a carne com sal e pimenta do reino, amarre com barbante e leve ao fogo, numa panela com 50 g de azeite para dourar, virando todos os lados.
 Quando a carne estiver selada e dourada, retire da panela e coloque numa assadeira levemente untada e salpicada de sal. Cubra a assadeira com papel-alumínio e asse em forno preaquecido a 180°C por uma hora. Enquanto isso, lave e corte o salsão em bastões. Descasque as cebolas e corte em fatias finas. Pique o alho bem fininho, lave os tomates-cereja e deixe-os inteiros.
Retire a carne do forno, vire-a e acrescente os legumes na assadeira com 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Volte a assadeira coberta ao forno e asse mais 40 minutos. Depois de 30 minutos, retire o papel alumínio e deixe a carne dourar. No fim, adicione alguns ramos de alecrim. Sirva a carne bem quente em fatias de 2 cm de espessura. Você pode servir com um Malbec, para harmonizar com o perfume das ervas frescas...

CROSTATA DE CEBOLA ROCHA E ALICHE

Esse não é um prato indicado para namorar. Mas combina muito bem com uma cerveja gelada e muita conversa jogada fora...

Ingredientes:
1 kg de cebola roxa fatiada bem fino
4 colheres de azeite
1/3 de xícara de molho de soja
1/3 de xícara de vinagre balsâmico
2 dentes de alho picados
1 gema de ovo batida
1 lata de aliche em conserva escorrido e cortado ao meio no sentido comprimento.
10 azeitonas pretas
3 colheres de alcaparras pequenas
1 colher de tomilho desfolhado
1 colher de pinoles tostados.
300 g de massa folhada laminada.

Modo de fazer: Refogue as cebolas em 3 colheres de azeite até murchar. Adicione o molho de soja e o azeite balsâmico e cozinhe em fogo brando até reduzir o líquido.
Doure o alho no azeite restante e escorra em papel absorvente. Abra a massa folhada em retângulo e pincele com a gema.
Aqueça o forno a 180º e asse a massa por 20 minutos. Deixe esfriar e recheie a massa com as cebolas, respeitando as bordas. Coloque o aliche em tiras diagonais e as azeitonas sem caroço, as alcaparras e o tomilho. Salíque com o pinoli e o alho e sirva com salada verde.  Recomenda-se não beijar por uma semana... risos....


23 de abril de 2012

RAVIÓLI DE ABÓBORA

Ingredientes:
Massa:
400 g de farinha de trigo
3 ovos
1 pitada de sal
algumas colheres de água

Recheio:
200 g de batatas-doces
250 g de abóbora
2 ovos
manteiga
50 g de açúcar
1/2 colher de café de gengibre em pó
2 colheres de semente de papoula
sal a gosto

Modo de fazer: Coloque a farinha de trigo com o sal numa vasilha, abra um buraco no centro e vá incorporando os ovos um a um. Se necessário, coloque algumas colheres de água. Faça uma bola . Eu sempre passo  um pouco de azeite ao redor da bola, por puro prazer. Deixe descansar um pouco.
Cozinhe as batatas-doces e a abóbora. Passe pelo espremedor de batatas e faça um purê. Leve ao fogo numa panela com a manteiga para secar um pouco a mistura. Enquanto o purê esfria, cozinhe 2 ovos por 8 minutos a partir da fervura. Descasque, separe as gemas das claras, passe as gemas por um espremedor e junte ao purê, acrescentando o açúcar, a canela e o gengibre em pó.
Abra a massa em  em duas folhas finas. Disponha montinhos do recheio sobre a massa deixando uma distância entre eles. Cubra com  outra folha de massa, aperte bem ao redor do recheio e corte com a carretilha canelada. Cozinhe em água fervente com um pouco de sal e despeje numa frigideira com manteiga derretida quente. Distribua em pratos individuais e salpique com sementes de papoula.  Para esse prato tão sutil, uma boa opção é um frisante Lambrusco.

RAVIÓLI CHINÊS

Parece estranho para uma descendente de italianos pensar em massa chinesa. Mas é de lá que veio o macarrão. Eu não posso mudar o curso da história.

Ingredientes: 
Massa de farinha e água
400 g de farinha de trigo
200 ml de água
1 pitadinha de sal

Recheio: 
350 g decarne de porco moida
2 cebolas pequenas
1 talo de alho-poró
2 colheres de vinho do Porto seco
molho de soja a gosto
sal a gosto


Modo de fazer: Coloque a farinha de trigo num recipiente, faça um buraco no meio, coloque o sal e vá misturando com a água morna, para facilitar a hidratação do amido. Eu gosto de colocar um fiozinho de azeite na massa para ficar mais elástica. Estique a massa e corte discos de 8 cm de diâmetro, utilizando um cortador de massa ou um copor (ou um pires).
Limpe as cebolas e o alho-poró e bata no processador. Numa vasilha, coloque a carne moída, o purê de cebola e alho-poró, o vinho do Porto e uma pitada de sal.
Coloque um pouco de recheio no meio do disco de massa e feche como um pastel, apertando as bordas.
Esquente uma chapa e coloque uma colher de molho de soja. Quando estiver quente, coloque os raviólis por 2 a 3 minutos e vá virando com o auxilio de uma espátula, para dourar do outro lado. Sirva bem quente acompanhado de molho de soja. Um prato a base de carne de porco, requer um vinho branco mais encorpado, como um Chardonay californiano.

FUSILI AO MOLHO DE ERVAS

Que maravilha de massa!  Coloria em baixa, sabor em alta!
Ingredientes: 
380 g de fusili
10 folhas de hortelã
1 ramos de salsa
1 ramo de manjericão
8 raminhos de tomilho
6 ramos de manjerona
1 dente de alho
100 g de pistaches
40 g de queijo parmesão ralado
5 colheres de azeite extravirgem
sal  e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Coloque todas as ervas aromáticas já lavadas num pilão, juntamente com o alho, os pistaches sem casca e uma pitada de sal e e outra de pimenta. Trabalhe com o pilão como se fosse fazer um pesto genovês, amassando e batendo ao mesmo tempo que acrescenta um fio de azeite de oliva. Quando obtiver uma pasta lisa, adicione o queijo ralado e misture com cuidado. Cozinhe a massa com bastante água e sal, escorra e incorpore ao molho, misturando bem...Acompanhe esse divino e aromático prato, com um vinho tinto de uva malbec.

TORTA DE RICOTA (OU COCO)

Essa torta é da vó Marina. É muito simples e deliciosa. Eu prefiro a de coco, claro!


Ingredientes:
500 g de ricota (ou 1 pacote de coco ralado de 100 g)
1 lata de leite condensado
a mesma medida de leite
3 ovos
2 colheres de maizena
1 colher de café de raspas de casca de limão (na torta de ricota)
1 colher de café de essência de baunilha (na de coco)

Modo de fazer: Bata tudo no liquidificador, exceto as claras que devem ser batidas em neve e adicionada, delicadamente, no final. Assar em assadeira untada com manteiga, por 15 minutos em fogo alto e 30 minutos em fogo brando.
Variações: Você pode cobrir a torta de ricota com uma geléia vermelha ou raspas de limão. Eu não gosto de colocar nada na de coco.

MOUSSE SURPRESA

 Cansei de molhos...Vamos voltar nossos olhos para uma fantástica sobremesa...

Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo picado
1/4 de xícara de café forte
3 colheres de conhaque
4 gemas
1 xícara de açúcar de confeiteiro
3 claras em neve
1 1/4 de xícara de creme de leite fresco
1 lata de pêssegos em calda cortado em fatia. Reserve algumas fatias para decorar.


Farofa
1 1/4 de xícara de nozes moídas
1 pacote de biscoito esmigalhado .

Modo de fazer: Derreta do chocolate em banho maria ou no microondas e reserve.
Numa panela pequena ferva o café  com o conhaque. Junte o chocolate derretido e bata até obter um creme liso. Deixe amornar em temperatura ambiente.
Na tigela maior da batedeira, bata as gemas com 1/4 de xícara de açúcar até adquirir uma coloração esbranquiçada. Acrescente à mistura de chocolate e reserve.
Na tigela menor na batedeira, bata o creme de leite em ponto de chantilly. Misture delicadamente com  o creme de chocolate. Ponha a mousse em uma tigela e cubra com filme plastico e leve à geladeira até ficar bem firme.
Misture bem os ingredientes da farofa. Numa tigela grande espalhe a metade da mousse e cubra com a metade da farofa. Sobre a farofa distribua os pêssegos fatiados, derrame a mousse restante e cubra com a outra metade da farofa e decore com as fatias de pêssegos reservadas. Sirva a seguir.

MOLHO MORNAY

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 xícara de caldo de galinha
1 xícara de creme de leite
1 gema
1/2 xícara de queijo tipo prato ou suíço ralado grosso
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
sal, pimenta do reino ralada e noz moscada a gosto.

Modo de fazer: Derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha de trigo e doure levemente. Acrescente, aos poucos, o caldo de galinha e em seguida o creme de leite, mexendo até que o creme esteja grosso e liso. Bata uma gema e adicione uma pequena porção do molho quente, mexendo sem parar. Despeje essa mistura da gema com o molho de volta para a panela e mexa vigorosamente para não formar grumos. Ace Junte os queijos em fogo baixo para derreter e incorporar ao molho. Acerte o tempero com sal pimenta do reino e noz moscada ralada. Sirva quente sobre legumes ou peixes cozidos, frango assado e ovo pochê.

22 de abril de 2012

MOLHO ESPANHOL

Ingredientes:
1 fatia de bacon picado
1 1/2 de manteiga
1 cebola pequena picada
1/4 de xícara de talos de cogumelos picados
1cenoura pequena picada
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 1/4 de xícara de caldo de carne
1amarrado composto por louro, tomilho e salsinha
2 colheres de sopa de extrato de tomate
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Frite o bacon na manteia por 2 ou 3 minutos, junte os legumes e cozinhe mais 5 minutos. Adicione a farinha de trigo e frite, mexendo, até que a mistura esteja bem dourada.
Retire do fogo e junte, gradativamente o caldo, mexendo constantemente. Volte ao fogo e cozinhe, sempre mexendo, até engrossar.
Acrescente os ingredientes restantes e cozinhe por 10 minutos, em fogo baixo, mexendo de vez em quando. Coe o molho, desengordure-o e aqueça de novo. Acerte o tempero antes de servir.

MOLHO BÉARNAISE

Ingredientes:
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
3 colheres de sopa de vinho branco seco
1 colher de cebola picadinha ou ralada
1 galhinho de d estragão
3 gemas batidas com 1 colher de sopa de água
3/4 de xícara de manteiga
1/2 colher de sopa de estragão picado

Modo de fazer:
Coloque em uma panela os 6 primeiros ingredientes e leve-os ao fogo forte. Deixe ferver até reduzir o líquido a 4 colheres de sopa.
Coloque a panela em banho maria, adicione as gemas batidas com água e cozinhe, batendo sempre, até que engrosse ligeiramente. Junte a manteiga, 1 colher cada vez, batendo sempre. Passe por uma peneira e adicione o estragão picado

MOLHO RÉMOULADE

Ingredientes:
1 colher de sopa de picles picados
1 colher de sopa de alcaparras picadas
1 xícara de maionese
1colher de sopa de salsinha picada
1 colher de chá de mostarda
1/4 de colher de chá de estragão seco

Modo de fazer: escorra muito bem qualquer líquido que tiver nos picles e nas alcaparras. Numa tigela pequena, misture a maionese, os picles, as alcaparras, a salsinha, a mostarda e o estragão até ficarem bem amalgamados. Sirva sobre legumes frios, camarões, lagostas ou vieiras.

MOLHO BECHAMEL

Vamos mergulhar nos molhos hoje. Eu tenho muitas receitas que levam molhos. Então vou postá-lo para você achar facilmente... Aqui vão, os clássicos, os maravilhosos molhos brancos e derivados....
Ingredientes:
500 ml de leite
1/2 cebola pequena picadinha
1/4 de cenoura picadinha 
1/2 talo de salsão picadinho
1/2 folha de louro
3 grãos de pimenta do reino
1 1/2 colher de manteiga
3 colheres de sopa de farinha de trigo
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: coloque os 6 primeiros ingredientes numa panela de fundo grosso, deixe levantar fervura em fogo brando. Retire do fogo e deixe descansar por 25 minutos, coe e dispense a parte sólida.
Numa panela pequena derreta a manteiga, junte a farinha de trigo e cozinhe por 1 ou 2 minutos. Junte o leite aromático aos poucos, mexendo sempre. Deixe levantar fervura até engrossar e ficar homogêneo. Tempere a gosto. 

Variação: Junte ao molho básico, 1/2 xícara de queijo suíço e 1/3 de xícara de queijo parmesão ralados e 3/4 de xícara de queijo prato ralado, mexendo até derreter.

RISOTO COM SALAME E COGUMELOS FRESCOS

Chef Marco Cavallucci
Ingredientes: 
250 g de arroz carnaroli
400 g de cogumelos frescos (shitake ou paris)
100 g de salame fatiado ou peito de peru
1 litro de caldo de carne
60 g de queijo parmesão ralado
30 g de cebola picada
100 ml de vinho branco seco
1 cebola pequena
2 colheres (sopa) de salsa picada
4 ramos de alecrim
50 g de manteiga
azeite de oliva extravirgem
 sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Lave os cogumelos e corte-os em fatias. Refogue a cebola picada numa panela com 30 g de manteiga. Acrescente o arroz e a metade dos cogumelos, deixe tostar por alguns minutos, adicione 3/4 do vinho e deixe evaporar. Despeje uma concha de caldo de carne e vá  acrescentando à medida em que vai sendo absorvido. Quando estiver cozido al dente, retire a panela do fogo e junte o restante da manteiga, a metade da salsa picada e o queijo ralado. Forre 4 forminhas de pudim com fatias de salames ou peito de peru, encha com o risoto, aperte bem e leve ao forno aquecido a 190º por 5 minutos. Enquanto isso, pique a cebola pequena, refogue em 3 ou 4 colheres de azeite, adicione o vinho restante, deixe evaporar e junte os cogumelos reservados para cozinhar por 5 minutos, salteando de vez em quando. Tempere com pimenta e sal e salpique a salsinha restante. Apague o fogo. Desenforme as forminha com o risoto, guarneça com os cogumelos e enfeite com um raminho de alecrim.  Pode servir com um vinho tinto de uvas Barbera ou um Chiati despretensioso para combinar com os cogumelos.


21 de abril de 2012

ROLINHOS DE BERINJELA COM ARROZ DE HORTELÃ

Este prato é um desafio! São sabores que deixam o paladar meio tonto...

Ingredientes:
300 g de arroz carnaroli
3 berinjelas médias
4 ramos de hortelã
150 g de queijo cottage
1 limão
4 tomates maduros
5 folhas de manjericão
4 colheres de azeite extra-virgem
sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer: Lave as berinjelas, seque-as, retire as pontas e corte em fatias com cerca de 0,5cm de espessura, no sentido comprimento. Salgue as fatias e coloque no escorredor por cerca de 30 minutos para escorrer. Cozinhe o arroz com bastante água e sal. Escorra e resfrie sob a água corrente, coloque numa vasilha e tempere com azeite, sal e pimenta do reino.

Lave e pique o hortelã bem miúdo, separando algumas folhas para a decoração. Esprema o limão. Misture a hortelã picado ao queijo e acrescente o suco de limão. Despeje o composto sobre o arroz e mexa com cuidado. Enxague as fatias de berinjela para retirar para retirar o excesso de sal, seque-as com papel toalha e grelhe as fatias, virando uma só vez.

Afervente os tomates em água, retire a pele e elimine as sementes. Bata no liquidificador os tomates, juntamente com o manjericão em velocidade baixa.

Preaqueça o forno a 200° C. Recheie cada fatia de berinjela com o arroz de hortelã, enrole e coloque numa travessa refratária untada com azeite. Asse por 5 minutos. Sirva os rolinhos mornos ou frios, em pratos individuais, acompanhados pelo molho de tomates crus. Decore com as folhas de hortelã. Sirva essa entrada com uma taça de Barbera do Piemonte, na Itália.

RISOTO NO QUEIJO BRIE

Vamos brincar de risoto! Eu adoro risotos e este é um luxo!

Ingredientes:
280 g de arroz carnaroli
1 peças pequenas de queijo brie redondas
2 cebolas pequenas
60 g de manteiga
1 litro de caldo de carne
2 taças de vinho branco seco
1 colher de tomilho
ramos de tomilho
3 colheres de maizena (amido de milho)
sal e pimenta do reino preta a gosto

Modo de fazer: descasque e corte a cebola em fatias fina. Numa panela derreta 20 g de manteiga e refogue as cebolas fatiadas. Acrescente o arroz e toste por alguns minutos, mexendo sempre. Adicione meia taça de vinho, deixe evaporar e junte 1 concha de caldo de carne. Cozinhe o arroz, despejando 1 concha de caldo de carne cada vez, até a anterior ser absorvida. Ajuste o sal. Enquanto isso, corte os queijos ao meio, dividindo cada um em dois discos. Retire o miolo, pique e reserve. Refogue o restante da cebola picada com 20 g de manteiga restante, acrescente o restante do vinho e o tomilho. Abaixe o fogo até reduzir o molho à metade. Para deixar o molho mais denso, incorpore a ele a manteiga restante e a maizena dissolvida em um pouquinho de água. Cozinhe mais alguns minutos em fogo baixo.
Terminado  o cozimento do risoto , adicione o queijo picado, misture bem e tampe a panela por mais 2 minutos. Preencha a cavidade de  cada  disco de queijo com o risoto, tempere com pimenta do reino moída na hora e enfeite com ramos de tomilho. Esse risoto fica feliz se for comido com um vinho tinto Dolcetto D'Alba ou um branco bem encorpado.

TIRAMISÙ CLÁSSICO




Rendimento
4 porções


Autor: Marina Filippelli
Folha de São Paulo
Ingredientes
3 ovos (gema e clara separadas)
100 g de açúcar
250 g de mascarpone
200 ml de café expresso frio
4 colheres (sopa) de marsala doce
32-34 biscoitos champanhe
75 g de chocolate meio amargo ralado
Modo de fazer: Bata as gemas e o açúcar na batedeira, até ficar leve e aerado e as pás deixarem uma trilha quando erguidas. Coloque o mascarpone numa tigela grande e misture 1/3 da mistura de ovo até ficar cremoso; adicione a mistura de ovo restante. Bata as claras numa tigela separada até encorparem e ficarem com consistência espumosa. Adicione à mistura de mascarpone.


Despeje o café e o marsala numa vasilha rasa e mergulhe os biscoitos champanhe até embebê-los dos dois lados, mas não inteiramente. O vinho marsala pode ser substituído pelo vinho do Porto. Disponha uma camada de biscoitos firmemente compactados em 4 tigelas de 10 cm. Espalhe metade da mistura de mascarpone, cubra com uma segunda camada de biscoitos e outra de mascarpone para cobrir os biscoitos. Cubra com filme de PVC e leve à geladeira no mínimo por 3 horas ou desde a véspera.


Pouco antes de servir, retire o tiramisù da geladeira e polvilhe com o chocolate ralado.


Variação

Tiramisù de amora e limão

Faça a mistura de mascarpone como indicado acima, mas junte 125g de amoras amassadas e raspas de 1 limão ao final do primeiro passo. Conclua a receita como acima, mas decore a superfície com amoras antes de polvilhar o chocolate ralado.

20 de abril de 2012

LAGOSTA À THERMIDOR

Adoro a história deste prato. Eu me criei na roça e nunca sequer tinha visto uma lagosta na minha vida. Um dia, ao sair do meu treino de Kung Fu, eu passei na feira e vi uma lagosta enorme e ....viva. Eu comprei, levei para casa e simplesmente não sabia o que fazer com aquele bicho cheio de antenas. Eu liguei para restaurantes finos e ninguém se dispôs a me dizer como preparar a lagosta. Naquela época internet era coisa do futuro. Eu fui até uma livraria e comprei um livro de receitas onde tinha esta receita. Então eu fiz o prato e foi um sucesso. Mas até hoje eu me lembro dessa história e rio sozinha...
.
Ingredientes
4 lagostas de 750 g cada
6 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de farinha de trigo
sal a gosto
1/8 de colher (chá) de noz-moscada
1/8 de colher de chá de páprika
1 1/2 xícara de creme de leite
3 colheres de sopa de vinho xerez seco
1/2 xícara de queijo prato ralado grosso
salsinha para enfeitar.

Modo de fazer: Numa panela grande, ferva água suficiente para cobrir a lagosta. Mergulhe a lagosta na água e ferva por 12 ou 15 minutos, ou até ficar com a carapaça vermelha. Quebre as perna para retirar a carne. Retire a cabeça e tire a carne. Faça um corte no dorso e retire a tripa e a carne da cauda. Lave bem a carapaça e reserve. Numa panela derreta a manteiga em fogo médio, adicione a farinha de trigo, o sal, a noz-moscada, a páprika e mexa bem. Acrescente o creme de leite e o vinho e deixe cozinhar até engrossar, mexendo constantemente. Junte a carne da lagosta fatiada até a carne aquecer. Coloque essa mistura na carapaça e salpique com o queijo, Ponha no forno até derreter o queijo. Sirva decorado com salsinha.

TORTA DE QUEIJO

Lanchinho de fim de semana! Gostoso e rápido!

Ingredientes:
2 ovos
4 colheres rasas de margarina
1 1/2 de leite
1 xícara de queijo ralado
1/2 colher de sal
1 colher (sopa) rasa de royal
Farinha de trigo para dar consistência de bolo (molinha)

Recheio: Refogue 1 cebola picada, 6 tomates pelados e picados e cheiro verde.

Modo de fazer: Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador e despeje a massa numa assadeira retangular. Espalhe o molho de tomates sobre a massa e leve para assar em forno moderado. Quando estiver firme, retire do forno e cubra com fatias de mussarela. Devolva ao forno para derreter. Pronto!

BOMBOCADO DE SANTO ANTONIO

Adoro coco! Tudo que leva coco eu amo! E essa receita é da Vó Marina...

Ingredientes:
125 g de margarina
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 pacote de coco ralado
1 vidro de leite de coco
1 colher de fermento
1/2 pacote de queijo parmesão ralado
1/12 xícara de farinha de trigo
1 colher café de essência de baunilha

Modo de fazer: Bata a margarina, com o açúcar e os ovos, até obter um creme fofo. Junte o leite de coco e o coco ralado e adicione, aos poucos, a farinha de trigo e o fermente em pó peneirados juntos. Misturar tudo sem bater e juntar, por último, o queijo ralado. Assar em assadeira redonda com buraco no meio untada e enfarinhada, por cerca de 35 minutos. Você pode assar também, em forminha individuais. 

ROCAMBOLE BUTTERSCOTCH

Vamos voltar aos pães. As próximas receitas utilizam a massa base do Bolo Húngaro

Ingredientes: 
Uma receita da massa do bolo húngaro
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de canela em pó

Modo de fazer: Depois da massa crescida, divida  em duas partes iguais e abra com um rolo em retângulos de aproximadamente 20cmx40cm. Espalhe a manteiga amolecida e polvilhe com a canela misturada com o açúcar. Enrole do lado mais largo, ou seja, faça o rocambole com 40 cm de cumprimento. Feche bem as extremidades e corte em rodelas de 2,5 cm, colocando-as numa assadeira com um espaço entre elas. Antes de assar, cubra as rodelas com a seguinte mistura: 1/3 de xícara de manteiga derretida, 1/2 xícara de açúcar mascavo medido bem apertado, 1 colher de karo e meia xícara de nozes, ou amêndoas ou castanha do pará. Deixe crescer e asse em forno moderado, até dourar. Retire do forno e vire imediatamente. a cobertura, ainda líquida vai escorrer e cobrir completamente os rocamboles.


Variação da mesma receita: Asse as espirais sem nenhuma cobertura, em forno moderado, até dourar. Ainda quente, cubra com um glacê feito de 1 xícara de glaçúcar (açúcar fininho de confeiteiro) umidecida com leite ou creme de leite, perfumado com raspas de limão ou essência de baunilha. Tudo cheiroso, tudo lindo, tudo gostoso

19 de abril de 2012

TORTINHA DE TOMATE, QUEIJO E MANJERICÃO

Este prato também é dos meus, lindo, leve e delicioso.

Ingredientes:
Massa
100 g de manteiga fria em pedaços
200 g de farinha de trigo
1 ovo
1 colher de sopa de manjericão picado
1 pitada de sal

Recheio:
500 g de tomates-cereja
200 g de creme de leite fresco
2 ovos
 noz moscada
1 colher (café) de mostarda
1 colher (café) de casca de limão ralada
60 g de mussarela de búfala macia e picada
2 colheres de manjericão para decorar
sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de fazer: prepare a massa, misturando a manteiga e a farinha de trigo. Quebre o ovo, coloque o manjericão e o sal e amasse rapidamente. Forme uma bola, envolva em filme plástico e deixe repousar em lugar fresco por pelo menos 1 hora.
 Lave os tomates e corte os ao meio. Bata o creme de leite, a mussarela e os ovos. Tempere  com sal, pimenta, noz-moscada, mostarda, casca de limão e mexa. Adicione o manjericão picado e continue a misturar.
Abra a massa com o rolo até atingir a espessura de 3 a 4 mm e forre 4 formas refratárias de 12 cm de diâmetro. Recheie as bases de massa com o recheio e cubra a superfície com os tomates com a polpa virada para cima. Asse me forno aquecido por 200° por 30 minutos. Desenforme e sirva em pratos decorados com folhas de manjericão. Hoje eu vou harmonizar esse prato: sirva com um vinho branco de uvas Chardonnay francês, como o Chablis ou um chileno.

PAVÊ FLORESTA NEGRA

Esse é um clássico, belíssimo pavê. Delícia!!!
 Ingredientes: 
1 tablete de chocolate meio amargo (200g)
2 xícaras de creme de leite fresco (480ml)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de essência de baunilha
1/2 pote de cerejas maraschino
1 pacote de biscoito inglês
raspas de chocolate e cerejas para decorar

Modo de fazer: Numa travessa refratária coloque o chocolate picado e 1 xícara de creme de leite e leve ao banho maria ou microondas para derreter. Mexa até formar um creme bem homogêneo.
Bata 1 xícara de creme de leite com 2 colheres de açúcar, até atingir a consistência de chantilly. Escorra as cerejas do maraschino e passe os biscoitos no líquido. Faça uma camada de biscoito inglês embebido no maraschino, uma camada de creme de chocolate chantilly e cerejas cortadas ao meio. Repita a operação e termine com chantilly. Enfeite com raspas de chocolate e cerejas inteiras. Leve à geladeira até a hora de servir.

QUICHE DE ASPARGO

Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de manteiga
4 a 5 colheres de água gelada.

Recheio: 1 lata de aspargos (325g) escorridos
1 lata de creme de leite sem soro
2 ovos ligeiramente batidos
1/3 de xícara queijo parmesão ralado.
sal, pimenta a gosto

Modo de fazer: Misture a farinha e a manteiga e misture bem até obter uma farofa. Acrescente água gelada, aos poucos, até obter uma massa lisa. Numa superfície lisa e enfarinhada, abra a massa e forre com ela uma assadeira de 25cm de diâmetro ou forminhas individuais. Coloque papel manteiga sobre a massa e cubra com arroz ou feijão crús para que a massa não se deforme. Asse por 15 minutos, retire o papel e o arroz ou feijão.
Misture os aspargos picados (separe seis para decorar) com os demais ingrediente, menos o queijo. Coloque sobre a massa, salpique com o queijo, leve ao forno novamente e asse por 35 minutos ou até que fique firme.
 Decore com os aspargos reservados e sirva quente ou fria.

FRANGO AO FORNO COM MILHO VERDE

Mais uma receitinha levinha.

Ingredientes: 
1 1/2 l de água
2 peitos de frango sem pele e com osso
1 colher de sopa de sal.
2 folhas de loro
4 colheres de azeite
1/2 xícara de cebola picada
1lata de creme de leite
1 lata de milho verde cozido e escorrido
300 g de cogumelos frescos cortados em fatias1/4 de xícara de parmesão ralado
2 xícaras de batas palha.

Modo de fazer: Cozinhe os peitos de frango com a água, o sal e o loro. Escorra e desfie a carne.
Frite a cebola no azeite e adicione a carne desfiada, mexendo de vez em quando. Misture o refogado com o creme de leite, os cogumelos e o milho verde e coloque numa assadeira de 25 cm de diâmetro. Polvilhe com o queijo parmesão e asse por 30 minutos ou até dourar ligeiramente a superfície. Retire do forno e cubra com bata palha. Sirva com arroz branco enfeitado com cebolinhas picadas.

18 de abril de 2012

GOULASH DE CARNE SUÍNA

Um prato tradicional austro-húngaro, que é sucesso no Brasil, pode também ser preparado com carne suína.
Ingredientes:
100 g de manteiga
1 kg de cebola picada
2 kg de carne suína cortada em cubos regulares
2 pimentões vermelhos pequenos, sem sementes e picados
2 colheres de páprika doce
1 colher de páprika picante
sal a gosto

Modo de fazer: Coloque a manteiga e a  cebola numa panela de pressão e leve ao fogo. Tampe a panela e cozinhe por 5 minutos contados a partir da panela pegar pressão. Retire do fogo e abra quando sair toda a pressão. Junte a carme temperada com sal, o pimentão e a páprika. Tampe novamente e leve ao fogo e cozinhe por 40 minutos após pegar pressão. Retire do fogo e só  abra a panela quando sair toda a pressão. Verifique se a carne está macia e cozinhe por mais 5 ou 10  minutos com a panela aberta, até o caldo engrossar um pouco. Sirva quente.

PEITO DE FRANGO COM ERVAS

Ingredientes: 
3 peitos de frango sem pele e sem osso (1kg)
1/2 xícara de água
3 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
1 colher de sopa de alecrim picado
1 colher de sopa de manjerona
1 colher de sopa de sálvia
1 colher de sal
4 dentes de alho picados
4 ramos de salsa

Modo de fazer: Faça cortes superficiais em um dos lados dos filés.
Bata no liquidificador, em velocidade baixa, todos os temperos. Ponha essa mistura sobre os filés, do lado cortado e pressione bem para colar as ervas. Leve à grelha com o lado das ervas voltado para baixo. Banhe constantemente os filés com o molho usando um pincel de ervas. Deixe grelhar com cerca de 6 minutos ou até dourar. Vire e doure do outro lado por mais 6 minutos ou até dourar.

PENNE COM MOLHO DE BERINJELA

Ingredientes: 
1 colher (sopa) de sal
250 g de penne
Queijo parmesão ralado

Molho:
3 colheres de sopa de óleo
2 dentes de alho picados
2 xícaras de berinjela com casca cortadas em cubo
1 lata de tomate pelado ou 400 g de tomates bem maduros pelados e sem sementes
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta do reino
1 colher (chá) de orégano seco

Modo de fazer:
Molho: Numa panela frite o alho em fogo médio até dourar, junte a berinjela picada e refogue por 5 minutos. Adicione os tomates, tempere com sal, pimenta e orégano e cozinhe mais dez minutos ou até o molho encorpar.
 Numa panela grande, ferva 3 litros de água, junte a colher de sal e cozinhe o penne al dente. Escorra bem, cubra com o molho e polvilhe parmesão ralado. Sirva imediatamente.

SALADA DE BERINJELA COM MUSSARELA DE BÚFALA E TOMATE

Amoooooooo!!!! Linda e deliciosa... Estou na minha fase 'paz e amor". Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa. Eba! Vamos cuidar do corpinho, né!

Ingredientes:
2 berinjelas
4 colheres de azeite
150 g de mussarela de búfala
4 tomates maduros
3 dentes de alho
1 colher de orégano seco
sal e pimenta a gosto

Modo de fazer: Lave as berinjelas e corte-as em rodelas de cerca de 0,5 cm de espessura. Aqueça uma grelha em fogo médio, passe azeite nas rodelas e grelhe dos dois lados. Corte a mussarela e os tomates  em fatias de 0,5 cm de espessura também. Pique o alho em uma tigela, junte azeite e  o orégano, o sal e a pimenta do reino e misture bem. Num prato grande ponha as fatias de berinjela grelhadas e por cima da berinjela coloque as rodelas de tomate e por cima a mussarela de búfala. Regue com o molho e enfeite com raminhos de manjericão.

SALMÃO GRELHADO COM GENGIBRE

Ingredientes:
4 porções
1/4 de xícara de suco de laranja
1/4 de xícara de molho de soja (shoyu)
1/4 de xícara de mostarda
2 colheres (sopa) de suco de gengibre
1 colher de mel
4 filés de salmão
folhas de rúcula

Modo de fazer: Misture o suco de laranja, o molho de soja, a mostarda, o suco de gengibre e o mel em um recipiente. Coloque os filés nessa mistura e deixe marinar por, no mínimo, 30 minutos. Retire os filés da marinada e grelhe dos dois lados, até dourar. Regue de vez em quando com a marinada. Para acompanhar, sirva uma salada de rúcula e laranjas cortadas em gomos.